![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEinUasBiV9I1kiPdLyUrttz3D5G0VhslVXWqpY0oXOXqbQZCCYytKZN0cSvI3FNp6gxj3gEgUPyahfmICyjIq8u55pYXEdps2rjLRKmqj5BRQWeR-U_QNai50d16TK0Ph1jKWXyqJ_AVzo/s280/Casco+Speeder76+1.jpg)
Agora que o Verão europeu está a chegar ao fim, e os dias de calor começam a esvair-se entre os nossos dedos, começamos a ler dois tipos de noticias: os factos, vindos das corridas dos fins de semana automobilísticos, e as especulações sobre as movimentações na próxima temporada. Equipas em situação periclitante, pilotos que tentam desesperadamente manter-se na elite do automobilismo ou ensaiam o seu regresso. Poderia falar de
Jacques Villeneuve, mas nas últimas horas o nome de
Kimi Raikonnen voltou em força, mais forte do que nunca.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCEr_aF2JRejpBWrLXfIy47tXAyggq4ZrmgYksnlk7r6XWeWzMEW61QgQWnHaKsSpo1-wrKhyphenhyphenq6TK7zh0JQpj3aFVDgL-tw1i0taOHxg4MKu6r6ksmTsLG0C9woQNTqtfjUXSVqZD0Et8/s280/Portugal+10+4.jpg)
Convenci-me, e ainda estou convencido, que Kimi-Matthias não quer saber da Formula 1 para nada, a não ser para ganhar dinheiro, muito dinheiro. Sente-se melhor nos ralis, onde até nem está a comprometer. Pode ser o pior dos pilotos que conduzem um Citroen C4WRC, que é o melhor carro, sem dúvida, mas porta-se bastante melhor do que o "malabarista" americano
Ken Block, por exemplo.
Para mim, este súbito interesse pela Renault, demonstrada após o fim de semana italiano cheira-me a uma tentativa de conseguir um novo contrato multimilionário. Na Ferrari, Kimi era o piloto mais bem pago da Formula 1, com um salário anual na ordem dos 45 milhões de euros, e mesmo desempregado, a marca de Modena lhe pagava 17 milhões para este ano sabático de 2010. Se não fosse os ralis, seria o homem com o melhor subsidio de desemprego do mundo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiNvveN7w_hrky4e7yZ4ghvTt3XJ55cpG49U60xP4xrVrVPYpvhFW0hZh6bKoOny-4pFVhvTzOCQMSpTvWjUQt_v_vXnmDijrpQRRYCr5INnwtdklKPYxOLlDMX9iy7B50CX18j-nZ1RK4/s280/Renault+10.jpg)
Agora que Setembro está a meio e a temporada de 2011 se aproxima a passos largos, observo a nova novela que se desenrola e se especula nas principais publicações mundiais. É certo que a Renault em 2010 recuperou muito do seu prestigio perdido, graças a
Robert Kubica e à gestão de
Eric Boullier, e que o lugar de segundo piloto - ocupado por
Vitaly Petrov - é mais de pagante do que outra coisa, agora, a casa-mãe quer recuperar o protagonismo que deixou de ter com o "Singaporegate" e consequente despedimento de
Flávio Briatore e
Pat Symmonds.
Onde é que quero chegar? Ora, a Renault voltou a ser um lugar atraente. A reabilitação correu bem e agora todos correm para lá. As vozes que insistiam que esta aventura do Kimi-Matthias não passaria do final de 2010 e ele voltaria a um carro no inicio do próximo ano, ganharam força esta semana, tentando contrariar as que afirmavam que a Formula 1 era um amor acabado para ele. Francamente, acho duas coisas: essas pessoas vivem numa ilusão e que o Kimi é um interesseiro.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhV5yOMBvBTIPhtkpAnJxQl_y9TY_YOMp_0SlcnPWn-A_SkmXm1_luJmhmsT0l6lN0TkHFQiEDP6BxaP6689BkpLE7Lb4gx5K59bicNjdUtUaOp6zUOMM0ANbMLhWiezeEQSuEkAzqlKww/s280/Mercedes+10.jpg)
Interesseiro no sentido que volta pela melhor oferta que podem dar. Se a Renault lhe der 30 milhões por ano, ele volta. Se a Mercedes lhe fizer uma proposta de 40 milhões para ficar no lugar de
Michael Schumacher (
se ele quiser se retirar no final deste ano), provavelmente ele - e o seu manager e amigo
Steve Robertson - também dirão que sim. O que estas equipas terão em troca? Honestamente, um tipo que não colabora muito com os engenheiros e mecânicos, na minha opinião. É calado e antipático, tem uma postura de "
não me interessa nada" cujo melhor exemplo foi aquele que vi no GP da Malásia de 2009, que enquanto todos esperava para que a chuva passasse, estava nas boxes a comer um gelado. E há pessoal que adora essa postura!
Enfim, confesso não saber qual é o final desta novela. Mas se a conclusão apontar para mais um regresso à categoria máxima do automobilismo, ficarei com a impressão que este Kimi navega à vista e só volta pela melhor oferta, sem grandes garantias de sucesso.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...