Dois meses depois do GP britânico, os eventos das 24 Horas de Le Mans continuavam a ter repercussões no calendário e no pelotão da Formula 1. Como seria de esperar, os GP's da Alemanha e da Suiça tinham sido cancelados e o GP de Espanha, que deveria acontecer a 23 de Outubro, também tinha sido cancelado, fazendo com que o GP de Itália fosse a sétima e última prova do campeonato do mundo daquele ano.
Também em termos de equipas, a Mercedes tinha anunciado que iria retirar-se da competição após os eventos de Le Mans, dado que foi a bordo de um dos seus carros, guiado pelo francês Pierre Levegh, que mais de oitenta pessoas tinham morrido na pista de La Sarthe. Nesta corrida final, a marca de Estugarda alinhou com quatro carros, para o italiano Piero Taruffi, o argentino Juan Manuel Fangio, o britânico Stirling Moss e o alemão Karl Kling.
No lado da Ferrari, estavam também quatro carros, para os italianos Eugenio Castelotti e Umberto Magioli, o britânico Mike Hawthorn e o francês Maurice Trintignant. A Lancia, que se tinha retirado no inicio do ano, após a morte de Alberto Ascari, alinhava com dois carros para os veteranos Nino Farina e Luigi Villoresi, e a mesma coisa se passava com a britânica Vanwall, que tinha dois carros para o americano Harry Schell e o britânico Ken Wharton. Já a Gordini tinha dois carros oficiais para o brasileiro Hernando da Silva Ramos e o francês Jacques Pollet, mais um privado para outro francês, Jean Lucas.
A Maserati era a equipa com mais chassis no pelotão: sete. Destes, cinco eram oficiais, para o francês Jean Behra, o britânico Peter Collins, o italiano Luigi Musso e os argentinos Roberto Mieres e Carlos Menditeguy. Outros dois eram privados. Um, inscrito por... Stirling Moss, era guiado pelo americano John Fitch, e o outro era guiado pelo britânico Horace Gould. Ainda havia mais um carro inscrito, um Arzani-Volpi de motor Maserati que iria ser guiado pelo local Luigi Piotti.
O circuito naquele ano estreava a sua oval em Grandes Prémios, e esse acrescento fazia com que a pista passasse a ser um pouco mais perigosa, devido ao acrescento de velocidade e as pressões sujeitas pelos carros. Nos treinos, o melhor foi Fangio, seguido por Moss e King, numa primeira fila toda da marca alemã. Castelloti foi quarto no seu Ferrari, seguido do veterano Farina (49 anos na altura!) e na terceira fila alinhavam os Maserati de Behra, Mieres e o Lancia-Ferrari de Villoresi. A fechar o "top ten" ficaram o Mercedes de Taruffi e o Maserati de Musso.
A alta velocidade e os pneus não-preparados para as altas velocidades no "banking" italiano fizeram com que Lancia de Farina sofresse um forte acidente devido a um furo nos pneus. Assim, ele e Villoresi resolveram não alinhar na corrida. Para Nino Farina, o primeiro campeão do mundo, seria a sua última corrida na Formula 1.
Na partida, Fangio partiu melhor, seguido de Moss, Taruffi e Kling, fazendo um quarteto da Mercedes num circuito veloz. AS coisas ficam assim até à oitava voltam, quando Moss passa Fangio, mas este responde, recuperando a liderança na volta seguinte. Na volta 19, Moss vai para as boxes para substituir o vidro, partido devido a uma pedra, e volta à pista tentando apanhar o comboio alemão, mas na volta 28, o motor explode e tem de abandonar.
Na frente, Fangio continua imperturbável, seguido de Taruffi, e as coisas vão se manter assim até ao final da corrida. Quanto ao terceiro posto, ocupado durante muito tempo por Kling, irá terminar na volta 32 com problemas na caixa de velocidades, cedendo o lugar ao Ferrari de Eugenio Castelotti, que irá ficar aí até ao final, muito distante dos carros alemães.
Nos lugares seguintes ficarão os Maserati de Behra e Menditeguy, que assim consegue os seus primeiros pontos da sua carreira. E assim terminava um campeonato encurtado pelos eventos de Junho, e onde uma era de automobilismo, dominada pela Mercedes, tinha terminado. Para o mitico Alfred Neubauer, seria a sua última corrida como director de corrida, mas o seu estilo iria mercar gerações.
Fontes:
http://www.grandprix.com/gpe/rr048.html
http://en.wikipedia.org/wiki/1955_Italian_Grand_Prix
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