Depois das criticas sobre a pista e do ambiente à volta, dos receios sobre se a prova estaria pronta a tempo, e que a pista seria um "tilkódromo" ultra-chato, afinal, as primeiras impressões foram totalmente contrárias. Apesar do ambiente de "canteiro de obras" e de a maior parte do pessoal ir dormir em moteis, onde são cobrados à hora, todos ficaram com boa impressão do circuito coreano. Há curvas desafiadoras, em média/alta velocidade, e na curva anterior à meta, todos pareciam que queriam aproveitar aquela nesga de terra.
Mas há defeitos: o "miolo" do circuito faz lembrar um Hungaroring em tamanho grande, de tão lento que é, há zonas onde os muros estão demasiado próximos (aquilo será uma área urbanizada no futuro) e os pilotos reclamaram sobre isso. E ainda por cima, a entrada das boxes na zona da curva 17 é demasiado em cima, numa curva dita "cega" e pode atrapalhar os pilotos mais rápidos, como aconteceu algumas vezes nos treinos de hoje. Somando isto tudo à sujidade da pista devido ao seu pouco uso, temos a grande incógnita existente sobre a camada de asfalto. Nos treinos de hoje, ela aguentou, mas começou-se a ver alguma ondulação em certas partes da pista. É um campo ainda em aberto. Mas em relação aos muros, eles poderão ser afastados um pouco mais.
A primeira sessão de treinos, com hora e meia de duração, começou cautelosa devido ao facto da pista estar muito escorregadia. Primeiro avançaram cautelosamente, mas com os minutos a passarem, marcaram-se os primeiros tempos do dia. Primeiro, foram o McLaren de Jenson Button, o Renault de Robert Kubica, os Williams de Rubens Barrichello e Nick Hulkenberg, depois os Red Bull de Mark Webber e Sebastien Vettel e por fim, Lewis Hamilton, que marcou 1.40,887 nos minutos finais da sessão, após ter dado... 15 voltas à pista, quatro das quais cronometradas.
O tempo de Hamilton foi apenas 0.081 milésimos mais rápido do que o Renault de Robert Kubica, o segundo, e mais 265 centésimos do que Nico Rosberg, da Mercedes. Sebastien Vettel foi o melhor dos Red Bull-Renault, no quarto posto, enquanto que Mark Webber foi o sétimo na tabela de tempos da primeira sessão. Em termos de novatos, o melhor foi o Lotus de Heiki Kovalainen, 19º, à frente de Jarno Trulli e do Virgin de Jerome D'Ambrosio, o piloto da Virgin para as sextas-feiras. Quanto a incidentes, tirando uma quebra de suspensão no Hispania de Bruno Senna e as habituais saídas de pista, não houve nada de anormal.
Depois de ver a primeira sessão de treinos extra-larga, achei que na segunda sessão de treinos extra-larga os tempos iriam baixar, e muito. A minha previsão estava nesta altura na casa de 1.35 alto, ainda em pneus duros, mas algo dizia que estava a ser conservador demais...
Afinal, até nem fui. Mark Webber confirmou o favoritismo dos Red Bul nesta pista ao fazer 1.37,942 segundos, menos três dos tempos da manhã, com Fernando Alonso bem colado, a 190 centésimos de segundo e a 337 centésimos de Lewis Hamilton. Robert Kubica continuou a demonstrar a competitividade dos Renault, ao ser o quarto classificado, enquanto que Jenson Button, que fez o quinto tempo desta sessão, teve um principio de incêndio nas suas boxes, prontamente debelado.
Quanto aos novatos, os Lotus foram os melhores, com Heiki Kovalainen a ser melhor que Jarno Trulli, mas o 18º posto alcançado pelo finlandês esteve muito longe do piloto à sua frente, o Toro Rosso de Sebastien Buemi. Mas estes ficaram um pouco longe do Virgin de Timo Glock e Lucas di Grassi, e bastante mais longe dos Hispania de Bruno Senna e Sakon Yamamoto...
No final do primeiro dia coreano, os piores receios ainda não foram confirmados, mas pode-se dizer que a pista de Yeongnam tem troços bons. Contudo, não de deixa de pensar que tudo aquilo não passa de um Hungaroring em tamanho gigante, num enorme canteiro de obras, com mais bancadas que espectadores... muito ainda por fazer, sem dúvida. Mas na próxima madrugada há mais!
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