Depois de quase um mês de ausência, a formula 1 estava em paragens americanas, para cumprir as duas últimas provas do campeonato. Já com campeão do mundo, as coisas eram feitas com maior descontração, mas havia ausências de peso. Na Ferrari, John Surtees estava em convalescênça de um pavoroso acidente que tivera numa prova de GT's em Mosport, no Canadá, ao volante de um Lola, que partilhara com Jackie Stewart. A Ferrari só correu com Lorenzo Bandini, com o mexicano Pedro Rodriguez e o americano Bob Bondurant a correr pela NART (North American Racing Team), de Luigi Chinetti. Para Bondurant, seria a sua corrida de estreia na categoria máxima do automobilismo.
Na Lotus, para além de Jim Clark e Mike Spence, Colin Chapman inscreveu um terceiro carro para o mexicano Moisés Solana. De resto, tudo normal: A BRM tinha Graham Hill e Jackie Stewart, a Honda tinha Richie Ginther e Ronnie Bucknum, a Cooper tinha Bruce McLaren e Jochen Rindt, e a Brabham tinha Jack e Dan Gurney. Os dois Brabham da Rob Walker Racing estavam paresentes, para o sueco Jo Bonnier e o suiço Jo Siffert, bem como os Lotus-BRM da Reg Parnell Racing, para Richard Attwood e Innes Ireland.
Na qualificação, Graham Hill levou a melhor, seguido pelo Cooper de Bruce McLaren e pelo Honda de Richie Ginther. Na segunda fila estavam o Lotus de Mike Spence e o Ferrari de Lorenzo Bandini, e na terceira estavam o BRM de Jackie Stewart e os carros de Jack Brabham e de Dan Gurney. A fechar o "top ten" estavam o carro de Jim Clark e Brabham-Climax de Jo Bonnier.
O tempo no fim de semana tinha-se apresentado instável, e o dia da corrida não tinha sido excepção. Chovera umas horas antes da partida, mas o vento forte secou a pista nos instantes anteriores à largada. Quando esta aconteceu, Hill foi para a frente, seguido de Clark, que tinha feito uma extraordinária partida de nono, e de Ginther. Atrás, Stewart chegou ao quarto posto, e tentou na volta a seguir passar o americano da Honda, mas este fechou a porta e ele foi á berma, danificando a suspensão do seu BRM. Conseguiu chegar às boxes, para tentar reparar os estragos, mas depois tinha voltado a chover e decidiu que não valia a pena arriscar.
Na frente, Clark e Hill lutavam pela liderança. Na terceira volta, o escocês tinha passado o piloto da BRM, mas Hill regressou à liderança três voltas depois. O duelo continuou até á volta doze, quando um dos pistões do seu motor Climax acabou por se estragar e ele desiste. Assim, Hill ficava mais à vontade, seguido por Gurney, Bandini e Brabham.
Hill afastava-se paulatinamente, mas na volta 37 caiu um aguaceiro que fez com que saisse da pista, conseguinto, contudo regressar ainda na liderança, mas com a diferença natualmente diminuida. Para piorar as coisas, os pneus Dunlop montados no BRM não eram tão eficazes na chuva do que os Goodyear montados nos Brabham, e a diferença, que antes era de meia volta, diminuiu drasticamente. Os três carros chegaram a rodar juntos, embora sem que Gurney atacasse realmente Hill.
Contudo, no final da corrida, a pista secava gradualmente e perto do fim, não havia zonas molhadas, e Hill aumentou o ritmo, fazendo a volta mais rápida e indo a caminho da sua terceira vitória consecutiva em Watkins Glen, com os Brabham logo atrás. quando cortou a meta, Hill tinha uma vantagem de 12,5 segundos sobre Dan Gurney, e 57,5 segundos sobre Jack Brabham, os unicos que ficaram na mesma volta do vencedor. Nos restantes lugares pontuáveis ficaram os Ferrari de Lorenzo Bandini e Pedro Rodriguez e o Cooper de Jochen Rindt.
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