A corrida de Formula 3 em Macau é o ponto alto do fim de semana competitivo no Circuito da Guia, e a sua tradição faz com que muitos dos vencedores acabem na Formula 1 e sejam campeões do Mundo. Ayrton Senna, Michael Schumacher, Riccardo Patrese, David Coulthard e Takuma Sato são alguns exemplos. Mas esta madrugada houve algo inédito nos quase sessenta anos do Grande Prémio: pela primeira vez, houve um vencedor duplo na Formula 3, o italiano Edoardo Mortara.
Mortara esteve bem todo o fim de semana, resistindo aos ataques dos seus adversários como o belga Laurens Vanthoor ou o finlandês Valteri Bottas, muito experientes, mas menos do que Mortara, cuja primeira temporada foi em 2007 e já passou um ano na GP2.
E quanto ao unico português inscrito nessa corrida, Antonio Felix da Costa, a sua adaptação ao carro da Carlin até nem foi mau. Nas duas corridas do fim de semana, conseguiu livrar-se das armadilhas do circuito e dos seus concorrentes, terminando a primeira corrida no nono posto, e a segundo no sexto lugar. E foi o melhor dos pilotos da Carlin.
Na corrida desta manhã, e ciente das dificuldades em recuperar posições no difícil circuito da Guia, Félix da Costa atacou logo no início, ganhando duas posições no arranque, uma delas ao seu colega de equipa Jean-Eric Vergne. A batalha pelo quarto lugar, travada com o alemão Marco Wittmann e o holandês Renger van der Zande, durou boa parte da corrida, com o piloto luso a ocupar essa posição. Mas os pneus começaram a perder a sua eficácia inicial e caiu para o sexto posto, o seu lugar quando cortou a meta.
No final, Felix da Costa era um piloto satisfeito com o seu desempenho: "Foi uma corrida sempre ao ataque, em que consegui recuperar três posições e lutar contra pilotos bem mais experientes nesta pista. Tendo em conta que, depois do furo que tive na primeira sessão de treinos Livres, a gestão de pneus tornou-se mais complicada e fui o único piloto que não arrancou de pneus novos para a final, o que faz com que este resultado tenha ainda mais valor para mim", começou por dizer.
"Este foi um fim de semana de permanente evolução, numa pista muito técnica que não permite o mínimo erro. Gostei muito da forma como as coisas correram com a Carlin e da forma como conseguiu entender-me com o meu engenheiro. Por outro lado, não deixa de ser importante o facto de ter conseguido ser o melhor piloto da equipa, superiorizando-me ao Vergne e ao [James] Calado, Campeão e Vice Campeão Britânicos de Formula 3.", concluiu.
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