segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O homem do dia - Adrian Newey (2ª parte)

(continuação do capitulo anterior)

O primeiro chassis feito ao serviço da McLaren, o MP4/13 ficou pronto no inicio de 1998 e logo nos seus primeiros testes, em Barcelona (onde andou com a cor de laranja usada originalmente pelo fundador Bruce), mostrou todo o seu potencial para vencer corridas e lutar por um título que fugia aos comandados de Ron Dennis desde 1991. E a época foi devastadora: nove vitórias - oito para o finlandês Mika Hakkinen, uma para o escocês David Coulthard - e ambos os títulos cairam no colo da equipa de Woking. No ano seguinte, Adrian Newey desenhou o seu sucessor, o MP4/14, que lutou contra os Ferrari e Jordan, conseguindo sete vitórias - cinco para Hakkinen, duas para Coulthard - revalidando o título de pilotos para o piloto finlandês, mas perdendo o título de construtores para a Ferrari. Um sinal das coisas que estavam para vir.

Em 2000, Newey desenhou o MP4/15, de novo com Mika Hakkinen e David Coulthard, mas nesse ano estava a lutar contra o Ferrari F1-2000, desenhado por Rory Bryne e guiado por Michael Schumacher e Rubens Barrichello. Apesar do seu chassis ter vencido sete corridas - quatro para Hakkinen, três para Coulthard - a ponta final de Schumacher, vencendo as quatro úlimas corridas do ano, faz com que vencesse o título mundial para a Ferrari, ao fim de 21 anos de frustrações.

A partir de 2001, os projectos seguintes (MP4/16, MP4/17) lutam para conseguir manter nos lugares da frente. Mesmo com Mika Hakkinen a ser substituido pelo seu jovem compatriota Kimi Raikonnen, os resultados começavam a ser mais escassos na equipa, chegando a um ponto baixo em 2004, quando a equipa acabou o ano em quinto lugar, apenas com uma vitória. Ese foi o ano em que Rory Bryne desenhou o chassis Ferrari F1-2004, que praticamente dominou o campeonato desse ano, sem dar quaisquer hipóteses aos adversários, com 15 vitórias em dezoito possiveis...

Por esta altura, circulavam rumores sobre a sua continuidade na McLaren, especialmente depois de no meio de 2001, ter sido persuadido pelo então chefe da Jaguar, o americano Bobby Rahal (que guiara um dos seus March nos anos 80) para desenhar os projectos futuros. Newey chegou a assinar o contrato, mas depois voltou com a palavra atrás, persuadido por Ron Dennis a ficar na equipa. Durante muito tempo, os rumores circulavam fortes, mesmo depois do chassis de 2005, o MP4-20 ter sido bem sucedido em termos de vitórias, apesar de não ter conseguido qualquer título. Desenhou o MP4-21, para a temporada de 2006, mas no final desse ano, decidiu que o seu tempo na equipa de Woking já tinha chegado ao fim.

A ideia era de fazer uma sabática, desenhando outras coisas, mas Dietrich Mateschitz, o patrão da Red Bull, que comprara no final de 2004... a Jaguar, convenceu-o a desenhar os carros da sua equipa a troco de um salário anual de dez milhões de dólares. Em 2006 desenhou o primeiro carro para a equipa, o Red Bull RB3, para David Coulthard e o australiano Mark Webber. Os primeiros anos não foram os melhores, com apenas dois pódios, mas a partir de 2009, com a entrada de Sebastien Vettel no pelotão e a introdução de novas regras, o carro desse ano, o RB5, tornou-se num chassis vencedor, apenas sido batido pelo fenómeno chamado Brawn GP.

Contudo, em 2010, Newey desenha o Red Bull RB6 e mantendo a mesma dupla do ano anterior e uma politica de deixar os pilotos guerrearem-se ente si - o que causou alguns incidentes como na Turquia - fez com que ambos os pilotos estivessem motivados e em posição de vencer o título na última prova do ano, em Abu Dhabi. No final, o objectivo foi alcançado, com Sebastien Vettel a ser o primeiro campeão pela marca austriaca, para além de ser o mais novo de sempre a alcançar o título. Uma corrida antes, no Brasil, tinham conquistado o título de Construtores, o sétimo chassis da carreira de Newey a conseguir tal desiderato.

Dutante muito tempo, pouco se sabia do homem privado. Algo discreto, perferindo os escritórios aos "paddocks" nos tempos mais recentes, descobriu-se que era um ávido piloto amador, e coleccionador de carros clássicos. Participa regularmente no Le Mans Classic, e frequentemente nos "club races" um pouco por toda a Grã-Bretanha. Em 2007 participou nas 24 Horas de Le Mans como... corredor, alinhando com os seus compatriotas Ben Aucott e Joe Macari, num Ferrari F430 da AF Corse. O carro terminou a corrida na 22ª posição da geral, quarto na classe GT3.

Este ano conseguiu, para além dos titulos na pista, mais duas coisas: ser o dono de um dos seus modelos, o Red Bull RB5 do ano anterior, algo raro por estas bandas, e desenhar um carro inédito para um jogo de computador, o Gran Turismo 5. O seu carro sem limites aerodinâmicos, o X1 da Red Bull, tornou-se num sucesso que se falou logo na hipótese de ser construido em termos reais, para ser experimentado em pista. Esse último rasgo por parte de Newey demonstra que ainda tem muito para dar, pelo menos na década seguinte.

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