terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Youtube Car Chase Classic: Os incorruptiveis contra a Droga, 1971



Se o "Bullit" pode ter sido o primeiro a colocar uma cena de perseguição automobilistica, creio que o "The French Connection" (cujo título em Portugal ficou aquele que coloquei no título, no Brasil ficou "Operação França") deve ser uma das mais intensas perseguições que jamais vi na história do cinema, pelo realismo das suas cenas.

O seu realizador, William Friedkin, quis fazer o filme de modo realista, pois havia uma base em factos veridicos, e assim foi. A cena trata de James "Popeye" Doyle, interpretado por Gene Hackman, que persegue uma pessoa que lhe tinha antes tantado matá-lo, Jean Nicoli, um dos homens de mão de Alain Charnier, interpretado pelo ator espanhol Fernando Rey, o homem que traz a heroina de França para os Estados Unidos. Doyle persegue Nicoli de carro, um Pontiac Le Mans, enquanto que este vai num comboio suburbano, numa plataforma elevada. As cenas foram na maior parte feitas pelo próprio Hackman, enquanto que o resto foi feito por Bill Hickman, que tinha sido Bill Hickman, actor e duplo de automóveis, o mesmo condutor que guiou o Dodge Charger no filme "Bullit".

A cena é um pouco longa, e ainda por cima o "clip" que encontrei está dobrado em espanhol, mas é a mais completa de todas. Quando o filme estreou, foi considerado um sucesso comercial e de critica, vencendo os Oscares de Melhor Filme, Melhor Ator (Hackman) e Melhor Realização (Friedkin), Melhor Argumento e Melhor Montagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...