Durante muito tempo, quem olhava para o calendário da Indy Car Series de 2011 olhava para o lugar em vago na última data da temporada, a 16 de Outubro. Iria ser um evento do calendário, é certo, mas não se sabia onde era e qual era a ideia. Pois bem, agora esse lugar foi preenchido com uma corrida na oval de Las Vegas, e os prémios são enormes: o vencedor, caso não pertença à competição, ganha cinco milhões de dólares. "Estamos a oferecer esse prémio a quem vier de fora e bater os nossos pilotos", disse esta semana o CEO da Indy Car Series, Randy Bernard.
E há mais algumas atrações pelo caminho: "Se algum dos nossos espetadores comprar um bilhete em cada um dos locais do campeonato, daremos um bilhete de graça para Las Vegas. Vamos limitar essa oferta aos primeiros 80 mil espetadores, mas é ótimo como entretenimento de fim de época. Prometemos entretenimento e competição num dos melhores locais onde se pode fazer isso", continuou.
A ideia que está por detrás deste evento é bastante simples e até é válida. Primeiro que tudo, atrair os pilotos que estão na NASCAR, desde Jeff Gordon, Sam Hornish Jr. e até Juan Pablo Montoya. Segundo, recuperar duas velhas tradições americanas: as corridas com grossos prémios aos vencedores - as 500 Milhas de Indianápolis foram durante muitos anos a corrida mais rica do mundo - e também a hegemonia da IndyCar Series, depois dos anos de divisão entre a IRL e a CART, que levaram a ser ultrapassada pela NASCAR nas preferências dos americanos.
É um belo desafio, sem dúvida. Mas resta saber se os pilotos da NASCAR ou dos Sport-Protótipos americanos irão "morder o isco". Para já, eles afirmam ter reservado cinco vagas para os "outsiders", e serão eles a escolher esses pilotos. "Vamos reservar cinco convites e estabelecer um painel para selecionar os melhores. Aqui em Las Vegas esses pilotos tem melhores hipóteses de vencer do que em Indianápolis, temos os melhores carros do mundo e daremos as boas vindas a qualquer um que julga poder bater os nossos pilotos", concluiu Bernard.
Agora resta saber quem "morederá o isco" a 16 de Outubro. A Formula 1 à partida está excluida: calha no mesmo dia do GP da Coreia do Sul. Mesmo um Sebastien Löeb ou um Kimi Raikonnen teriam dificuldades em alinhar, pois está perigosamente perto do Rali da Catalunha, previsto para arrancar quatro dias mais tarde, a 20 de Outubro. Portanto, o objetivo principal é mesmo os pilotos da NASCAR ou da American Le Mans Series, as categorias que rivalizam em popularidade com a IndyCar Series. Até lá, veremos quem é que eles escolherão, mas vai ser muito interessante de se ver, nem que seja pelo prémio em jogo.
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