Impressionante. É a palavra que tenho para conseguir descrever este Rali da Suécia. Depois de no primeiro dia um "ator secundário" dominar as classificativas brancas da neve nórdica, hoje a batalha alargou-se para cinco candidatos ao triunfo no primeiro rali do ano: Mikko Hirvonen, Mads Ostberg, Petter Solberg, Jari-Matti Latvala e Sebastien Ogier, todos separados por... 14,8 segundos.
A razão para isto? as grandes recuperações dos pilotos da Citroen, Petter Solberg e Sebastien Ogier, e o pião de Mikko Hirvonen na 13ª especial. Que azar, hein? "Torna tudo mais excitante agora, certo?", dizia Hirvonen com humor no final dessa etapa. Agora, o piloto da Ford sabe que a sua tarefa amanhã, a abrir os troços á concorrência será dificil para manter a vantagem, ainda para mais que tem apenas 7,5 segundos de vantagem sobre Ostberg. "Se amanhã os pisos estiverem assim e se eu for o primeiro na estrada não terei a mínima hipótese. Se for o primeiro na estrada, o máximo que posso fazer é atacar a fundo", concluiu.
Atrás dele tem Mads Ostberg, que está a demonstrar uma enorme consistência neste segundo dia. Não cometeu erros e conseguiu aproveitar os da concorrência para manter-se como candidato á vitória final, que seria a sua primeira do Mundial WRC. Mas tem de olhar também para trás porque tem Solberg, Latvala e Ogier a quererem também o primeiro lugar.
O segundo finlandês da Ford oficial apostou na tática para não ter de abrir a estrada, pois sabia que iria ter alguma desvantagem sobre a comcorrência. Contudo, ao abrandar o seu ritmo nos metros finais da última especial do dia, de forma a procurar uma melhor posição de saída para amanhã, não terá ficado satisfeito quando soube depois que tinha caído para trás de Solberg. "Não sabia qual era a melhor solução, nem qual será a melhor posição na estrada amanhã. Espero conseguir vencer este rali mas não será fácil", afirmou Latvala aos microfones da World Rally Radio.
Igualmente impressionante foi a recuperação de Sébastien Ogier, que passou da simples luta pelo sexto lugar (antes do abandono de Henning Solberg) à batalha pelo comando. "Foi um dia quase perfeito, o carro estava muito bem e estou confiante com o carro", afirmou Ogier, acrescentando que o dia de "amanhã será renhido".
Se Ogier era um homem feliz com a recuperação feita, já Löeb era o contrário. o heptacampeão do mundo voltou a ser acometido por mais um furo e viu a sua recuperação uma vez mais interrompida. No entanto, pertence a Loeb o maior numero de triunfos em especiais no dia de hoje: quatro. O sexto lugar da geral é seu e conta neste momento com larga vantagem sobre Kimi Raikkonen.
O ex-piloto da Ferrari está a mostrar estar cada vez mais adaptado aos ralis, e está a conseguir tempos entre os primeiros. Por exemplo, na última especial do dia conseguiu o quarto melhor tempo, e conseguiu ultrapassar Per-Gunnar Andersson, que se viu sem a direção assistida do seu carro. Patrik Sandell e Matthew Wilson fecham o "top ten".
O Rali da Suécia termina amanhã.
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