sexta-feira, 11 de março de 2011

Apresentações: o Hispania F111 (agora é real)

Alguns brincaram com o dia de hoje, afirmando algo como "por fim, irei ver o carro em 3D". Mas algum dia teria de acontecer, e aqui está, o tal Hispania F111, com as novas decorações e com a nova dupla para o inicio da temporada: o italiano Vitantonio Liuzzi e o indiano Narain Karthikeyan.

Acho também engraçada a data que escolheram para a apresentação do carro, porque aconteceria no mesmo dia em que, se não tivessem ocorrido os eventos no Médio Oriente, estariamos agora a falar sobre os treinos do "GP do Bahrein", aquela que seria a primeira corrida do ano. Ou seja: tal como em 2010, o carro teria sido Justificar completamenteapresentado em cima da hora. Nesse aspeto, a equipa de José Ramon Carabante e Colin Kolles só tem de agradecer pelo adiamento ou cancelamento da corrida barenita.

Uma evolução do F110, fabricado inicialmente pela Dallara, o carro foi projetado por Geoff Willis, que tentou fazerr um carro melhor, para poder adaptar a nova caixa de velocidades, vinda da Williams. Apesar dessas adaptações e do pouco tempo que eles têm para rodar com o carro até Melbourne, Colin Kolles, o chefe de equipa, acredita piamente que irão bater as outras novatas...

"Penso que o nosso carro é mais rápido do que o do ano passado. De forma significativa. Temos a secção traseira da Williams, um motor Cosworth, um conjunto que nos consegue levar aos dez primeiros e terminar em sexto no campeonato. Não há nada de errado com isso. Temos aerodinâmica renovada, pelo que tudo parece mais promissor. Temos pilotos com maior experiência e tudo deverá ser melhor. No papel, parece melhor, penso", afirmou ao autosport.com.

Contudo, Kolles afirma também que a competitividade do novo monolugar poderá não chegar para marcar uma impressão, logo, outras soluções terão de ser usadas para alcançar os seus objetivos, como por exemplo, passar dos 107 por cento e manter a evolução do carro ao longo da temporada.

"Sabemos que não temos o carro mais rápido, isso é óbvio. Podemos discutir como correr alguns riscos e ganhar mais um décimo de segundo ou qualquer coisa assim, mas essa não é a nossa estratégia. A nossa estratégia é ser fiável e terminar corridas, ter pilotos experientes para tirar partido de algumas situações", concluiu.

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