Cerca de seis semanas depois da corrida inicial do campeonato do Mundo de 1976, máquinas e pilotos deslocavam-se para a o circuito de Kyalami, para correr a segunda prova do ano, no planalto sul-africano.
Havia mudanças importantes no pelotão: farto de lutar contra um carro pouco competitivo, e sem confiança no novo Lotus 77, o sueco Ronnie Peterson abandona a Lotus e vai para a March. Para o seu lugar vem outro sueco, Gunnar Nilsson, que não tinha qualquer experiência num desses carros, a não ser num teste no final do ano anterior, num Brabham. Ao seu lado na equipa iria estar o britânico Bob Evans, que no ano anterior tinha sido piloto da BRM. Essa equipa estava ausente na Africa do Sul, e aparentemente decidira sair do resto da época, concentrado num novo carro para um futuro mais próximo.
A Surtees, Hesketh, Parnelli e a Ensign tinham estado ausentes da corrida brasileira, mas agora em Kyalami tinham voltado para correr. As quatro equipas traziam um carro cada um e se na Surtees alinhava o americano Brett Lunger, que tinha o patrocinio dos cigarros Chesterfield, a Ensign tinha o veterano piloto neozelandês Chris Amon. Na Hesketh, agora dirigida por "Bubbles" Horsley, este alugava o carro à melhor oferta. Neste caso, foi o austriaco Harald Ertl que tinha ficado com o lugar. Por fim, na Parnelli, Mario Andretti corria na equipa, depois de ter alinhado pela Lotus em Interlagos.
Na Williams, Jacky Ickx tinha um novo companheiro de equipa, o francês Marcel Leclére. E por fim, havia uma inscrição local para Ian Scheckter, o irmão mais velho de Jody, num Tyrrell 007.
Na qualificação, James Hunt conseguiu ser mais rápido que Niki Lauda, fazendo a pole-position e mostrando que a luta entre McLaren e Ferrari continuava, mesmo com um novo protagonista. No terceiro posto estava, algo surpreeendente, o Penske de John Watson, na frente do segundo McLaren de Jochen Mass. Vittorio Brambilla era quinto no seu March, seguido pelo Tyrrell de Patrick Depailler. Tom Pryce, no seu Shadow, e Jacques Laffite, no seu Ligier-Matra, partilhavam a quarta fila e para fechar o "top ten", estavam o segundo Ferrari de Clay Regazzoni e o March de Ronnie Peterson.
Emerson Fittipaldi lutava contra o seu Copersucar e era apenas 21º na grelha, na frente dos Lotus de Bob Evans e Gunnar Nilsson, respectivamente 23º e 25º, posições muito baixas para o prestigio da equipa de Colin Chapman...
No começo da corrida, Lauda consegue partir melhor do que Hunt, que cai mais algumas posições quando foi ultrapassado por Mass e Brambilla. Atrás, o local Scheckter só percorre alguns metros antes de bater no Williams de Leclére, e a sua prova fica por ali.
Enquanto que Lauda começava a distanciar-se do resto do pelotão, a luta era pelo segundo posto, com o March de Brambilla a superar o McLaren de Mass. Mas Hunt tinha reagido e depois de passar Mass, foi atrás do italiano. Na quinta volta, ele conseguiu chegar ao segundo lugar, mas Lauda já por essa altura tinha uma vantagem de dez segundos... masmo assim, Hunt foi atrás dele.
Atrás, Brambilla tentava conter Mass, mas pouco depois foi superado pelo piloto da McLaren. Pryce passou-o pouco depois no seu Shadow, e estava a ser ameaçado por Peterson e Depailler. Contudo, ambos colidiram na volta 15, com o sueco a desistir e o francês a atrasar-se, as coisas andaram mais ou menos assim até ao meio da prova, quando Pryce teve de trocar de pneus e Regazzoni ficou com o quarto lugar. Contudo, nove voltas depois, o motor explode e o lugar é herdado por Jody Scheckter.
A ordem manteve-se igual até ao fim,a mas houve emoções nas voltas finais. Lauda tinha um furo lento e em vez de parar para trocar o pneu, decidiu continuar, controlando a distância sobre Hunt. Este carregou no acelerador, na tentativa de o apanhar antes da bandeira de xadrez, e a distância chegou a uns meros 1,6 segundos quando esta foi mostrada. Mas Lauda tinha levado a melhor, vencendo pela segunda vez no ano. Hunt foi segundo e Mass completou o pódio e nos restantes lugares pontuáveis ficaram o Tyrrell de Jody Scheckter, o Penske de John Watson e o Parnelli de Mario Andretti.
Fontes:
http://www.grandprix.com/gpe/rr266.html
http://en.wikipedia.org/wiki/1976_South_African_Grand_Prix
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