segunda-feira, 18 de abril de 2011

GP Memória - Espanha 1971

Passaram-se seis semanas desde que a Formula 1 correra a sua primeira corrida da temporada no circuito sul-africano de Kyalami. Durante esse periodo, os pilotos foram à California, onde inauguraram uma oval e correram aquilo que foi chamado de "Questor Grand Prix", ao lado de máquinas de Formula 5000, guiadas por piloto americanos como Mark Donohue, Al Unser e outros. Pouco depois, foi disputarda a Racing of Champions, em Brands Hatch, onde Colin Chapman decidiu experimentar o modelo 56 Turbina às mãos de Emerson Fittipaldi. Nessas corridas venceram os Ferrari de Mario Andretti (Questor) e de Clay Regazzoni (Brands Hatch), parecendo que os motores V12 estavam na mó de cima, pelo menos frente aos V8 da Cosworth.

Assim sendo, o pelotão da Formula 1 rumava a Barcelona, mais concretamente ao circuito urbano de Montjuich, palco do GP de Espanha. A Ferrari, vencedora em Kyalami, alinhava com três carros para Andretti, Regazzoni e o belga Jacky Ickx. A BRM também alinhava com três carros, para Pedro Rodriguez, Jo Siffert e o neozelandês Hownden Ganley. Na Tyrrell, Jackie Stewart e Francois Cevért eram os pilotos de serviço, enquanto que a Lotus alinhava com Emerson Fittipaldi e o sueco Reine Wissell, nos seus Lotus 72.

A Brabham, que na Africa do Sul estava somente com Graham Hill, trouxe um segundo carro para o australiano Tim Schenken, e a mesma coisa se passava com a Surtees, que tinha John Surtees e o alemão Rolf Stommelen. Na McLaren, Dennis Hulme e Peter Gethin alinhavam pela equipa.

A March tinha três carros inscritos na corrida espanhola. Os dois oficiais, com o sueco Ronnie Peterson e o local Alexander Soler-Roig, bem como o carro inscrito por Frank Williams, e conduzido pelo francês Henri Pescarolo, enquanto que a Matra tinha dois carros, um para Chris Amon e outro para o francês Jean-Pierre Beltoise.

A qualificação parecia que iria ser mais do mesmo nas últimas corridas: Ickx conseguira a pole-position para a Ferrari, seguido pelo seu companheiro Regazzoni e pelo Matra de Chris Amon. O Tyrrell de Stewart e o BRM de Pedro Rodriguez vinham logo a seguir, e na terceira fila estavam o Matra de Beltoise, o McLaren de Gethin e o terceiro Ferrari de Andretti. Para fechar o "top ten" estavam o segundo McLaren de Hulme e o Brabham de Graham Hill.

Naquele final de semana, as equipas iriam todas experimentar os novos pneus "slicks", que sem rasgos provavam ser mais aderentes em piso seco e mais velozes em pista.

O dia da corrida, disputada sobre um belo dia de Primavera, começou com Stewart a partir bem e a ficar na segunda posição, logo atrás de Ickx. Nas cinco voltas seguintes, o piloto da Tyrrell perseguiu o belga até que na sexta volta, conseguiu manobrar suficentemente bem para ficar com a liderança.

Mais atrás, Chris Amon passa Regazzoni e fica com o terceiro lugar, antes do suiço ver a sua bomba de combustivel do seu Ferrari falhar e ficar pelo caminho. O quarto lugar foi herdado por Rodriguez, que tinha Andretti e Hulme atrás de si. Contudo, a meio da corrida, foi a vez do americano desistir, vítima do seu motor V12, e o segundo Matra de Beltoise ficou com o lugar.

As voltas finais foram de duelo. Ickx forçou o andamento e tentou chegar-se a Stewart, mas este não cedeu o primeiro posto, mantendo a calma até à bandeira de xadrez, dando ao escocês a sua primeira vitória da temporada, ainda por cima superando os carros com motor V12, que ocupavam as três posições seguintes: Ickx no seu Ferrari (2º), Amon no seu Matra (3º) e Rodriguez no seu BRM (4º). Dennis Hulme e Jean-Pierre Beltoise ficaram com os restantes lugares pontuáveis.

Fontes:

http://www.grandprix.com/gpe/rr199.html
http://en.wikipedia.org/wiki/1971_Spanish_Grand_Prix

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