Na semana que vem, veremos pela primeira vez em competição o Mini Countryman WRC, a mais recente máquina da Prodrive, que regressa após dois anos de ausência e depois de mais de vinte anos de bons serviços com os modelos da Subaru. E a expectativa sobre o novo carro é grande, pois pelos vistos, o conjunto aparenta ter potencial para vencer... logo de caras. Alguns especialistas, como Martin Holmes, um dos maiores entendidos de ralis, afirma que o motor BMW 1.6 Turbo, que está dentro do Mini Countryman, é um conjunto bem nascido.
Mas por agora, o que a Prodrive diz é que o potencial do carro é bastante superior ao modelo S2000. David Wilcock, diretor técnico da equipa Mini, disse em declarações ao Autosport português que acredita que o pacote aerodinâmico desenvolvido em consonância com as regras WRC da FIA tem potencial para valer... meio segundo por quilómetro em relação à versão S2000 do Mini John Cooper Works com que Armindo Araújo correu em Portugal.
"Os apêndices aerodinâmicos à frente e atrás obrigaram a redesenhar o carro, incluindo os flancos e o fundo. Conseguimos assim ter mais apoio e downforce em lombas e oferecer uma capacidade de curvar mais rápido aos nossos pilotos. Esta nova carga aerodinâmica obriga-nos agora a fazer um trabalho redobrado nas suspensões, que penso ser o ponto que precisa de maior trabalho de desenvolvimento, já que o motor, fruto da colaboração com os homens da BMW Motorsport, está já num bom nível de performance/fiabilidade nesta fase muito embrionária do projeto.Estamos confiantes no potencial do carro, já que o chassis é muito equilibrado e oferece uma grande base de trabalho".
Pelos vistos, o potencial deste carro é enorme. Se em Portugal, Armindo Araujo, um piloto mais experimentado nas classificativas, conseguiu andar ao nivel de um Kimi Raikonnen e um Frederico Villagra num carro "S2000+", como será com um carro com uma asa traseira maior, como será a versão WRC? Provavelmente, poderemos estar perante um carro capaz de, caso esteja em mãos capazes, andar ao nivel do Petter Solberg, ou seja, ficar logo atrás dos carros oficiais. E se assim for, o que se garante que dentro de alguns meses, sejam capazes de lutar pela vitória?
As primeiras respostas acontecerão a partir de 5 de maio.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...