domingo, 1 de maio de 2011

As atribulações da Indy 300 em São Paulo



Este domingo de Primeiro de Maio em São Paulo deverá ser inesquecivel, por muitos anos pelos eventos menos positivos. A quarta prova do campeonato 2011 da Indy Car Series, e primeira prova do ano em paragens fora dos Estados Unidos, mais concretamente no Brasil, foi tudo menos calma devido ao fator "chuva". Mais de duas horas de espera para ter uma corrida em condições, num asfalto que nada ajudou, e no final só foram corridas 14 das 75 voltas previstas, até que os organizadores decidirem adiar a corrida por um dia, devido às más condições atmosféricas.

E claro, as atribulções começaram na primeira curva, como podem ver no video. Helio Castro Neves ajudou a eliminar duas das três mulheres do pelotão, Danica Patrick e Simona de Silvestro, e o resto a ter grandes dificuldades em se manter numa pista desenhada no centro da cidade. Alguns metros depois, Oriol Serviá, Ryan-Hunter Reay e Sebastien Bourdais também se despistaram, notando que a pista não estava em condições para que a corrida se realizasse. Contudo, os organizadores só mostraram a bandeira vermelha quando a chuva aumentou de intensidade, após a décima volta.

Depois disso foram duas horas e meia á espera que a chuva parasse e o asfalto secasse, para que a prova prosseguisse. Quando aconteceu, foi sob bandeiras amarelas durante cinco voltas, até que os organizadores decidiram mostrar de novo a bandeira vermelha e decidido adiar a prova para a segunda-feira, pelas nove da manhã, hora local.

Os eventos deste domingo mostraram a fragilidade dos circuitos citadinos, principalmente em algo como a Indy Car Series. Acho que os circuitos desenhados no meio da cidade devem ser uma excepção e nunca a regra, porque assim sendo, não vale a pena gastar dinheiro na construção de circuitos permanentes. Ver a IndyCar só a apostar numa coisa destas, principalmente quando vai ao estrangeiro, acho um desperdicio. É certo que no caso especifico de São Paulo, não poderiam ter Interlagos devido ás politicas estritas da FOM e do Tio Bernie, especialmente com os americanos - como raramente se cruzam, não vemos isso acontecer - mas ao ver os acontecimentos desta tarde, pergunto-me se vale a pena ter uma pista destas num sitio como São Paulo, com o tempo que teve hoje.

Fico com a ideia que em breve, a IndyCar vai pensar noutras paragens no Brasil, como se fala agora de outra pista urbana em Porto Alegre...

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