Passou-se um mês desde a corrida espanhola e os pilotos entretiveram-se pelo meio com algumas corridas extra-campeonato, uma delas o International Trophy, onde os carros de Formula 1 corriam com mais alguns de Formula 5000. Jackie Stewart pode ter dominado a corrida, mas no final quem subiu ao lugar mais alto do pódio tinha sido o veterano Graham Hill, no seu Brabham.
Na lista de inscritos na corrida monegasca, a corrida numero 200 da história da Formula 1, havia duas novidades. A March colocava um motor Alfa Romeo num dos seus chassis, pilotado pelo italiano Giovanni "Nanni" Galli, enquanto que havia mais um chassis March presente, inscrito pela Gene Mason Racing, para o americano John "Skip" Barber.
Entretanto, a organização do GP do Mónaco decidiu alargar a grelha para dezoito pilotos, para poder albergar o máximo possivel numa lista de inscritos que crescia à medida que os anos passavam. Apesar de tudo, existiam 23 pilotos inscritos na corrida, logo, os cinco piores iriam ficar de fora.
A qualificação ocorreu em terreno misto: chuva na quinta, sexta em seco. Isso foi fatal para Mario Andretti, pois tinha feito os tempos no molhado, mas sofrera uma avaria mecãnica no tempo seco e não conseguiu marcar um tempo suficiente para se qualificar. Assim sendo, o italo-americano iria se juntar aos March de Skip Barber, Nanni Galli e o espanhol Alex Soler-Roig, mais o BRM de Hownden Ganley na lista de não-qualificados para a corrida monegasca.
P
or outro lado, Jackie Stewart partia da pole-position, com o Ferrari de Jacky Ickx ao seu lado. O tempo de Stewart tinha sido tão poderoso e tão perfeito que deixara o belga a meros 1,2 segundos, algo que só se voltaria a ver quase dezassete anos depois, quando Ayrton Senna suplantou Alain Prost no seu McLaren. O BRM de Jo Siffert e o Matra de Chris Amon estavam na segunda fila, enquanto que a terceira cabia ao segundo BRM de Pedro Rodriguez e o March de Ronnie Peterson. Jean-Pierre Beltoise, no segundo Matra, era o sétimo, seguido pelo McLaren de Dennis Hulme. A fechar o "top ten" estavam o Brabham de Graham Hill e o carro de John Surtees.
Antes da partida, Chris Amon teve problemas com o seu motor e partiu das boxes. O lugar vago foi aproveitado por Jo Siffert para no momento da partida suplantar Ickx, mas não foi capaz de passar Stewart, que fazia a Ste. Devote na liderança. Na volta a seguir, o veterano Graham Hill comete um erro e bate com o seu Brabham, levando a um abandono precoce.
Pouco depois, Ickx conseguiu passar Siffert e foi atrás de Stewart em busca da liderança, mas este estava na frente e a afastar-se cada vez mais da concorrência. Mais atrás, quem tentava recuperar posições era Ronnie Peterson, que no seu March, passava os seus adversários um a um, aproveitando também os seus problemas para chegar um pouco mais acima. A meio da corrida, aproximou-se de Ickx e Siffert e passou-os, um a um, para chegar ao segundo posto. Mais tarde, na volta 58, o suiço teve problemas no seu BRM e abandonou, deixando o quarto lugar nas mãos de Dennis Hulme.
E foi assim que Jackie Stewart venceu a sua segunda vitória no ano em três corridas, com Peterson a conseguir os seus primeiros pontos da sua carreira, e também o seu primeiro pódio. Jacky Ickx completou o pódio, com Dennis Hulme, o Lotus de Emerson Fittipaldi e o Surtees de Rolf Stommelen a ficarem com os restantes lugares pontuáveis,
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