O final do primeiro dia do Rali da Argentina está a mostrar algo diferente do normal: a Ford lidera os eventos na terra, enquanto que o melhor dos Citroen é um privado e não um oficial. Aliás, Sebastien Löeb sofreu uma penalização de um minuto e caiu para o quinto posto, algo anormal para o veterano piloto francês, heptacampeão do mundo.
Vamos por partes. Para começar, Jari-Matti Latvala decidiu começar o rali com uma afinação diferente, que lhe permitiu passar melhor pela secção de asfalto, que faz aqui a sua estreia, e o finlandês deu-se bem, ao ganhar uma vantagem suficiente para se distanciar da concorrência, nomeadamente os Citroen de Löeb, Sebastien Ogier e Petter Solberg, bem como o seu compenheiro Mikko Hirvonen. Resultado: 18,2 segundos de vantagem sobre Petter Solberg, o segundo classificado.
Segundo o piloto finlandês, apenas um erro na última especial do dia, El Condor 2, o impediu de contar com mais um triunfo em troços e ampliar a sua vantagem. "Correu bem. Aos dez quilómetros travei demasiado tarde e deixei calar o motor. Não precisei de fazer marcha-atrás mas ainda perdi algum tempo. Até estava a gostar da secção de asfalto. Quero ser o primeiro carro na estrada amanhã. Penso que será uma boa posição", referiu, num discurso pouco habitual por estes dias.
Já para o norueguês, este segundo posto é um bom ponto de partida para um ataque à liderança, dado estar numa distância equidistante de Sebastien Ogier, o terceiro classificado. "Foi um excelente dia. Não sabia como abordar a secção de asfalto e o carro esteve difícil de pilotar ali, mas além disso, foi ótimo. Vou ganhar mais troços este fim de semana", afirmou Solberg aos microfones da World Rally Radio. Com efeito, Solberg alcançou hoje a sua vitória numero 400 nas especiais do WRC, registo que o norueguês da Citroën pretende aumentar amanhã.
Quanto a Sébastien Löeb, o veterano francês foi penalizado num minuto por ter desrespeitado o horário de chegada ao Parque de Assistência, e com isso, caiu para o quinto posto, trabalhando agora para recuperar do prejuízo, pois agora tem uma desvantagem de um minuto e meio sobre Latvala, e o quarto posto, ocupado por Hirvonen, encontra-se a 46,8 segundos. "A diferença é demasiado grande neste caso. Como vimos hoje, é muito difícil conseguir uma grande diferença. A penalização foi apenas um erro estúpido. Havia muita gente no ponto de check-point em frente ao painel [de tempo] e não o conseguimos ver adequadamente", afirmou Löeb.
Outro norueguês, Mads Ostberg, é agora o sexto, seguido por Matthew Wilson, ambos da Stobart Ford, o local Frederico Villagra é o oitavo, enquanto que o americano Ken Block, que faz aqui o seu regresso aos ralis depois do seu acidente em Portugal, é o nono, na frente do neozelandês Haydon Paddon.
O Rali da Argentina continua amanhã.
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