Na Catedral de Monza, quem mandou foram os Chevrolet. E algo raro, o vencedor das duas provas foi a mesma pessoa: o britânico Robert Huff, que conseguiu segurar o seu companheiro Yvan Muller, campeão do mundo em título, e o seu outro companheiro, o suiço Alain Menu, que esteve em menor plano, pois caso contrário, poderia se ter assistido ao monopólio dos carros americanos no pódio...
E quanto aos Seat, mesmo ainda não tendo os motores 1.6 Turbo, o homem do fim de semana foi Tiago Monteiro, que depois de ontem ter conseguido uma pole-position, conseguiu hoje um pódio e um quarto lugar, subindo ao quarto lugar da classificação geral e a ser o homem que a equipa espanhola confia para contrariar o dominio dos Chevrolet.
Vamos por partes. Na primeira corrida, Robert Huff, sempre incomodado pelos seus companheiros de equipa, foi indomável e nunca cedeu, mesmo quando passaram dos limites, como um forte toque de Muller, que lhe arrancou o para-choques traseiro. Aliás, o francês foi protagonista pela negativa quando deu um toque voilento na traseira do carro de Menu, que se despistou violentamente contra os ralis. O incidente prontamente colocado sob investigação pelos Comissários Desportivos, mas até lá, o piloto suiço tinha de partir da última posição.
Quanto a Tiago Monteiro, nessa primeira corrida partia do quinto lugar, passou n aprtida o BMW do hungaro Norbert Michelisz logo após a partida e assim realizou quase toda a corrida, atrás dos três homens da Chevrolet. Mas Michelisz nunca desistiu de atacar e à entrada da última volta o piloto da BMW conseguiu passar o piloto português. Mas Tiago Monteiro reagiu e à entrada da parabólica, aproveitou bem o cone dar deixado pelo carro do húngaro e lado a lado na reta da meta, batendo-o por... pintelhésimos de segundo.
Na segunda corrida, apesar de Tiago Monteiro partir da pole-position, depressa perdeu posições para Robert Huff e Yvan Muller, que voltaram a estar, claramente, numa corrida à parte. O piloto luso ficou a encabeçar um grande grupo, até que se envolveu num toque com o seu grande adversário da primeira corrida, o húngaro Norbert Michelisz, o que foi prontamente aproveitado por Kristian Poulsen, que ascendeu à terceira posição, que não mais largou até final.
Depois disso, Monteiro lutou pelo quarto lugar com o holandês Tom Coronel, mas os excessos do holandês ao abordar os corretores, que o levaram a que sofresse um furo no final da corrida, fizeram com que o piloto português tivesse mais descansado, pois os seus adversários estavam a uma distância confortável.
De realçar a grande corrida de Alain Menu, que de 22º na partida, conseguiu chegar até ao quinto posto final, passando grande parte do pelotão e na parte final superiorizou-se ao BMW de Norbert Michelisz e do Chevrolet Cruze de Darryl O'Young.
No campeonato WTCC, à saída de Monza, Robert Huff é o novo lider do campeonato, agora 120 pontos, mais 35 que Yvan Muller, que soma 85. Alain Menu é o terceiro, com 79, num dominio absoluto da Chevrolet neste campeonato. Tiago Monteiro soma agora 58, mais seis que Gabriele Tarquini, e é o melhor piloto da Seat. A próxima rodada dupla do campeonato acontecerá a 5 de junho, no Hungaroring, em Budapeste.
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