Debaixo de um sol escandante no porto de Valencia, a Formula 1 partiu pouco depois da hora de almoço - logo, em plena hora da siesta - para a sua sessão de qualificação. Os primeiros minutos mostraram que os pneus ditos "moles" até funcionavam melhor aqui do que nos outras pistas, mas também o traçado de Valencia mostrava algumas surpresas, logo na Q1, quando Mark Webber e Kamui Kobayashi andaram por muito tempo fora da Q2, enquanto que em constraste, Heiki Kovalainen quase colocava o seu carro por lá.
No final, aconteceu o normal: Webber e Kobayashi entraram, os Lotus não. Mas continuam a ameaçar, mesmo que não tenham KERS... e também Jaime Alguersuari não conseguiu entrar, em claro contraste com Sebastien Buemi, que conseguiu meter o seu carro até em posições de Q3. Foi a terceira vez consecutiva que Alguersuari não conseguiu passar, e cada vez mais, Daniel Ricciardo anda à espreita...
E também se notava outra coisa: Felipe Massa era o melhor no final da Q1. Nessa altura se pensava se uma ameaça ou apenas um fogacho para Vettel arrebatar?
E assim passou-se para a Q2. Os suspeitos do costume marcaram os seus tempos, mas a Ferrari começava a meter o seu nariz, apesar das reações da Red Bull e da McLaren, mas a oito minutos do final da Q2, o Williams de Pastor Maldonado fica parado na pista e os organizadores decidiram aplicar a bandeira vermelha, devido à delicadeza da sua posição na pista. Durante alguns minutos, as TV's um pouco por todo o mundo viam as meninas nas varandas, como forma de distração, até que se tirou o carro do venezuelano da pista - mas não chegou ao Q3 - e a qualificação continuou normalmente.
No final do Q2, a unica surpresa - mais meia surpresa - é o fato de Vitaly Petrov ter ficado de fora. E Adrian Sutil conseguiu esse décimo lugar tão cobiçado, no lugar do russo.
Quando começou a Q3, esperaram-se alguns minutos para ver os pilotos das três principais equipas a lutarem pela pole-position. Ferrari começou com Fernando Alonso, mas depois o McLaren de Lewis Hamilton reagiu, fazendo o tempo de 1.37,380 para depois aparecer o suspeito do costume, Sebastian Vettel, a fazer a pole-position, com um tempo abaixo do segundo 37: 1.36,975.
Ainda faltava a segunda parte deste Q3, mas com o asfalto cada vez mais quente e os pneus cada vez melhores, o que faziam baixar os tempos, toda a gente saia. Contudo, os pilotos viram que era um exercicio quase inutil, logo, cedo desistiram. Até Nick Heidfeld e Adrian Sutil, os pilotos que ficaram na nona e décima posição, decidiram que não iriam fazer quaisquer voltas nesta Q3. Uma qualificação tremendamente normal, com um resultado completamente normal.
Assim sendo, os Red Bull monopolizavam a primeira fila da grelha, com Hamilton e Alonso logo atrás. Depois vinham Massa e Jenson Button, os dois Mercedes de Nico Rosberg e Michael Schumacher, Nick Heidfeld e Adrian Sutil. E agora, o que acontecerá para que esta corrida amanhã não tenha a previsibilidade que paira sobre as nossas cabeças?
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...