Fez 45 anos este domingo, e não só houve Grande Prémio nesse dia como ironicamente, foi também uma corrida marcada pela chuva. Em 1966, o GP da Bélgica acontecia no traçado de Spa-Francochamps, que era longo e traiçoeiro, especialmente com curvas como o Masta Kink, uma sequência esquerda-direita muito rápida, entre casas, perigosa o suficiente para assustar os pilotos.
Ainda por cima, o principal inimigo dos pilotos era o tempo. E nesse dia, choveu muito logo na primeira volta, o suficiente para fazer despistar dez dos dezassete pilotos que partiram da zona de Eau Rouge. Se uns tiveram a sua quota parte de espectacularidade, como foi com Jo Bonnier, que teve o seu carro "pendurado", o acidente mais grave foi a do jovem piloto Jackie Stewart, que na altura era um valor em alta na categoria máxima do automobilismo, que a par de Jim Clark, eram o "duo dinâmico" do automobilismo escocês. "Chamavam-nos de 'Batman e Robin'", disse Stewart anos depois.
Stewart ficou entalado entre o cockpit e o volante, que nessa altura não se conseguia ser retirado, e teve uma fuga de gasolina. Graham Hill ajudou-o a tirar dali, graças à chave de fendas que um traseunte lhe providenciou, salvando-lhe a vida. E foi graças a aquilo que passou que Stewart começou a lutar pela melhoria da segurança nos carros e nos circuitos, e foi aquilo que, anos depois, considera ser o seu melhor legado.
Ainda por cima, o principal inimigo dos pilotos era o tempo. E nesse dia, choveu muito logo na primeira volta, o suficiente para fazer despistar dez dos dezassete pilotos que partiram da zona de Eau Rouge. Se uns tiveram a sua quota parte de espectacularidade, como foi com Jo Bonnier, que teve o seu carro "pendurado", o acidente mais grave foi a do jovem piloto Jackie Stewart, que na altura era um valor em alta na categoria máxima do automobilismo, que a par de Jim Clark, eram o "duo dinâmico" do automobilismo escocês. "Chamavam-nos de 'Batman e Robin'", disse Stewart anos depois.
Stewart ficou entalado entre o cockpit e o volante, que nessa altura não se conseguia ser retirado, e teve uma fuga de gasolina. Graham Hill ajudou-o a tirar dali, graças à chave de fendas que um traseunte lhe providenciou, salvando-lhe a vida. E foi graças a aquilo que passou que Stewart começou a lutar pela melhoria da segurança nos carros e nos circuitos, e foi aquilo que, anos depois, considera ser o seu melhor legado.
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