Que as marcas automobilisticas estão cada vez mais a preocupar-se com combustiveis alternativos, estão. E sabia que algumas marcas já se viram para a competição, colocando carros híbridos e até elétricos. Mas desconhecia que eles estavam assim tão avançados. Até agora.
O Marcel Santos, no seu excelente Infomotors.net, contou que a Nissan anda a testar desde há dois meses a esta parte um um Leaf elétrico, preparado pela NISMO. E há uns dias foram fazer mais testes no Autódromo do Estoril, convidando para o efeito, um piloto local para o experimentar: Pedro Matos Chaves.
“Estou bastante surpreendido!”, reconhece o antigo piloto de formula 1 e ralis. “Quando surgiu o convite para testar o Nissan Leaf NISMO RC não nego que fiquei entusiasmado com a ideia, embora as expectativas não fossem muito altas pelo projecto ainda estar numa fase embrionária. No entanto, confesso que depois de várias voltas aos comandos do Nissan Leaf NISMO RC fiquei rendido ao seu potencial e agora não tenho dúvidas de que o futuro do desporto automóvel passa, também, pelas viaturas 100% eléctricas”, continuou. Em relação ao carro, o Nissan Leaf NISMO RC “é um automóvel de competição no sentido lato do termo, com excelentes pormenores de construção. Tem um comportamento em pista fantástico, uma aceleração que impressiona e, pese embora, as naturais limitações resultantes da juventude do projecto, parece-me uma excelente opção para o futuro”, declarou.
E mesmo o fato de o carro não emitir qualquer ruído é necessariamente uma desvantagem do ponto de vista da emoção: “É claro que ao automobilismo sempre esteve associada uma forte sonoridade dos motores, mas com a chegada dos motores diesel à competição esse espírito não se perdeu? Por outro lado, com um motor silencioso, podem abrir-se oportunidades ao nível das comunicações com os espectadores, a exemplo do que é feito nos Estados Unidos há mais de uma década”, concluiu.
De acordo com a marca, o Leaf NISMO RC, desenvolvido pelo ramo motorizado da Nissan, é alimentado por uma bateria de iões de lítio de 48 módulos compactos e um motor síncrono de resposta rápida de 80kW AC que gera uma potência de 107 cv e um binário de 281 Nm. A bateria pode ser carregada em 30 minutos até 80% da sua capacidade total, utilizando a porta de carregamento rápida localizada no interior do resguardo traseiro. E, contrariamente aos outros veículos de competição, o NISMO RC não possui tubo de escape, não emite CO2 ou outros gases de efeito de estufa durante a condução nem qualquer som de escape.
Nos testes preliminares, o NISMO RC registou uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,85 segundos e uma velocidade máxima de 150 km/h. Este automóvel foi concebido para um tempo de autonomia de cerca de 20 minutos em condições de corrida. No final, este automóvel funciona como um laboratório móvel para o desenvolvimento acelerado dos veículos eléctricos e dos sistemas aerodinâmicos, mas também como uma plataforma para o desenvolvimento de novas séries ecológicas para desportos motorizados.
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