sexta-feira, 30 de setembro de 2011

WRC 2011 - Rali de França (Dia 1)

O potencial estava lá, mas tem de se dizer que me surpreende: ao final do quarto rali oficial, um Mini lidera um Rali válido para o Mundial WRC no final do primeiro dia. O catalão Dani Sordo é o autor da proeza, sendo o melhor após a conclusão do oitavo troço. Pode ser com um segundo de diferença sobre o Citroen privado de Petter Solberg e 2,8 segundos sobre o Citroen oficial de Sebastian Ogier, mas o simbolismo está lá.


E a Prodrive pode dizer que tem um carro que está a ser muito bom em troços de asfalto. Prova disso é que coloca três carros nos sete primeiros lugares, pois Chris Meeke é quarto, a 54,5 segundos, e Armindo Araujo é sétimo e o segundo dos privados, a dois minutos e 23 segundos do lider. "Estou bastante satisfeito com este resultado. Trabalhámos arduamente para isto e estamos em boa posição. Hoje foi um excelente dia", referiu Sordo aos microfones da World Rally Radio.

Quanto aos Citroen, com Solberg a apenas um segundo de Sordo, Sebastien Ogier é o terceiro com 2,8 segundos de atraso sobre o piloto da Mini, mas no final do dia queixou-se de que tem alguns problemas com o seu motor: "Não sei o que se passa, tento forçar mas não consigo que os tempos saiam. Alguma coisa não está bem e cheira muito a gasolina no carro. Sei que posso ser mais rápido. A equipa vai ver o que se passa", referiu nos microfones do WRC Radio.

Os Ford, depois de alguns atrasos durante a manhã, tentaram recuperar algum do terreno perdido, mas não conseguem sair do quinto e sexto posto da geral, relativamente longe do Mini de Chris Meeke, apesar de faltar ainda muito rali para percorrer.

Quanto a Armindo Araújo, o seu sétimo lugar é o resultado de um dia em que conseguiu fazer tempos consistentes entre os dez primeiros, como tendo beneficiado dos azares dos outros, como o furo do Stobart-Ford do norueguês Mads Ostberg, que o fez cair para o oitavo posto. Contudo, os azares dos outros não fazem com que o piloto de Santo Tirso não perca a confiança no seu ritmo, nem no seu Mini John Cooper Works (JCW) WRC.

"Estou muito contente, o meu engenheiro e a minha equipa estão a trabalhar bem e estamos a melhorar cada vez mais. Melhorámos muito logo após os testes de segunda e agora estou mais confiante e posso puxar mais", afirmou em declarações captadas pela Autosport portuguesa.

Contudo, Armindo não pode descansar, pois tem Ostberg e o holandês Dennis Kuipers no seu encalço, e vão querer aumentar o ritmo nas classificativas de amanhã. O norueguês Henning Solberg fecha o "top ten".

Quanto a Bernardo Sousa, depois de se ter atrasado durante a manhã, é agora o quinto classificado na classe SWRC, liderado agora pelo estónio Ott Tanak. Depois desse atraso, o piloto madeirense recuperou o seu ritmo, fazendo tempos consistentes à volta do terceiro, quarto posto da categoria, mas está relativamente longe dessas posições e agora é o 20º classificado da geral, a quase sete minutos do líder.

O rali de França regressará amanhã para mais um dia de provas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...