Inesperadamente - ou nem por isso - o Mundial de Ralis de 2011 tornou-se numa antítese do que está a ser o Mundial de Formula 1 deste ano. Comparando a situação atual com 2010, pode-se dizer que trocaram de lugares. No WRC, dois maus resultados de Sebastien Löeb, na Australia e em França, tornaram a luta de algo parecido com mais um passeio de Löeb rumo ao oitavo título numa luta a três pelo troféu, com Sebastien Ogier - o vencedor do rali - e Mikko Hirvonen - um conveniente terceiro classificado - a terem uma hipótese de chegarem a um troféu que tem dono desde... 2004.
Mas depois dos carros sairem de França, outro tipo de discussão surgiu, tendo a ver com o futuro próximo dos ralis. Já se sabe que Mini e Volkswagen irão participar no Mundial nas duas temporadas seguintes, mas também se sabe sobre as tensões existentes na Citroen entre os dois Sebastiões. Com Löeb - a caminho dos 38 anos - a ficar na marca do "double chevron" até 2013, Sebastian Ogier sabe que se ficar por ali, não terá chances de brilhar como tem brilhado agora. E fala-se que vai sair para a Ford, o que seria um passo natural.
Mas ainda existem dúvidas: a Ford continuará em 2012? Parte-se do principio que sim, mas Malcom Wilson ainda não o disse "preto no braco". Provavelmente fará no Rali de Gales, no final da temporada, e só depois é que verá qual será o alinhamento para a próxima temporada. Hirvonen acaba o contrato este ano e Latvala continua até ao final de 2012. A vaga existe, em principio, mas caso Hirvonen alcance o título mundial, abriria-se o excepcional caso de um campeão do mundo que não teria um lugar numa equipa oficial na próxima temporada.
Caso Hirvonen saia, o candidato natural seria Sebastien Ogier. Tirando-o da Citroen e dando-lhe um contrato de primeiro piloto, seria um rival temível para Löeb, ainda por cima numa máquina diferente dos Citroen. Mas o Fiesta é uma máquina pouco desenvolvida, pelo menos menos evoluida do que o Citroen DS3 WRC, e provavelmente teria de recorrer ao seu talento natural para fazer melhor.
Mas há duas novas máquinas em ação. A Mini está a revelar-se uma máquina prodigiosa em ralis de asfalto nas mãos de Dani Sordo - que quase venceu em França - e parece que promete muito em 2012, para perturbar o biónimo Ford/Citroen. É certo que esta dupla de pilotos Dani Sordo e Chris Meeke é para se manter, mas com alguns tubarões à solta, pode ser que David Richards esteja tentado em pascar algum.
Mas a grande incógnita é a Volkswagen. Só se vai lançar a sério em 2013 - e é para ganhar. Tem todos os resursos da marca para isso, e quer pilotos de classe mundial. A marca de Wolfsburgo deseja contratar pilotos da classe de Ogier, Hirvonen ou Latvala, depois de ter tentado contratar Löeb, mas aparentemente esses pilotos teriam de estar um ano sem competir, apenas para desenvolver o modelo Polo R, e isso é algo que nenhum desses pilotos quer. Talvez Petter Solberg - que é apontado como possivel substituto de Ogier na Citroen - pois o norueguês precisa de dinheiro, depois de o gastar nos últimos três anos na sua estrutura privada, para continuar a competir, mas é tudo especulação.
Uma coisa é certa: o WRC atual prepara-se para tempos quentes, nas classificativas e nos bastidores.
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