![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmBt7hb3iblYel6u0ADmJJAY2RCEI7Xdm2rg0ZCqFnErMdKSxcTQf0u7NJMIDAANgGRpj2OGY8i4eyBdO0u0vkpj04ALO3jjbwU5waz7ctocepqE7_quVdCthCqwinyDZvFve8SkMc9bE/s280/Fran%25C3%25A7a+11+8.jpg)
Com o mercado de pilotos numa ebulição tão grande como a decisão do Mundial de ralis, fala-se que a Ford já poderá ter decidido o seu futuro. Em principio, tudo indica que continuará a competir no WRC por mais três temporadas - até 2014, portanto - mas irá perder o apoio da Stobart, que no final da época decidiu que ira deixar a competição, após seis anos de bons serviços. Assim sendo, a equipa que acolhia neste momento Mads Ostberg, Matthew Wilson e em menor medida, Henning Solberg, abandona as suas atividades após o último rali do ano, no País de Gales.
E se a Stobart vai-se embora e deixa bons pilotos sem um grande apoio, rumores circulam que o Mundial de ralis poderá ter mais equipas um futuro próximo. Segundo a revista alemã rally-magazin, tratam-se de dois regressos: Toyota e Hyundai.
O caso da Toyota é relativamente surpreendente porque a construtora japonesa, a maior do mundo, sempre disse que após a sua aventura ruinosa na Formula 1 iria dedicar-se a uma de duas categorias: ralis ou Endurance. Pensava-se que com o anuncio da passada sexta-feira a escolha estaria feita, dado ainda que o fato de terem escolhido a Endurance porque poderiam trabalhar melhor o seu projeto híbrido, mas parece que isso poderá ter sido metade da história, pois com a entrada da Volkswagen em 2013 e a continuidade dos projetos da Ford e Citroen, poderá ser que isso seja demasiado atraente para que não tente um regresso a uma categoria no qual tem enorme tradição.
Caso os rumores se confirmem, o modelo escolhido poderá ser ou o Yaris, ou o Auris. E também se desconhece se vão participar com algum projeto híbrido ou mais convencional.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgfKkp7a358bQEpqDhYhH5km1D6O-RCkzIFIuQqAoeE3UvdQEexGtGR1gxKmDKDQxdy1ksqb7LjzBRUdaitJM5sps5wz4Uun1TMsNXDMOMpbCDZoPxLzH1P-R9vu-EQ3ZbFM_fHPSV6cNM/s280/Hyundai+11.jpeg)
No caso da Hyundai, também seria um regresso, depois de uma tentativa frustrada no inicio da década passada com o modelo Accent WRC. E o modelo escolhido pela marca coreana seria o Veloster, que compete neste momento no Rallycross americano.
Caso ambos os rumores se confirmem nas próximas semanas ou meses, a hipótese de ter seis marcas no campeonato de 2013 do WRC parece ser uma hipótese plausível e poderá colocar o WRC numa nova época aurea, depois de muitos anos onde somente Ford e Citroen competiam em duopólio.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...