Suzuka era o palco da última corrida do ano, onde o título mundial já se sabia desde há muito que iria ficar nas mãos da Williams, só que ainda havia dúvidas sobre qual dos pilotos, Damon Hill ou Jacques villeneuve, iria ficar com o céptro, pois após o GP de Portugal, com a vitória do canadiano, a diferença entre ambos se tinha reduzido para nove pontos. (...)
(...) À medida que as voltas prosseguiam, Hill começava a ganhar uma boa vantagem sobre o segundo classificado, enquanto que Villeneuve tentava compensar o tempo perdido. Mas ultrapassar os pilotos que estavam na sua frente era complicado, pois somente passou Eddie Irvine até que foi para as boxes a meio da corrida para a sua unica paragem. Pouco depois, na volta 34, a roda traseira direita do seu carro solta-se e ele vai parar à gravilha na primeira curva.
Com isso, Hill era o campeão do mundo, mesmo que também não acabasse a corrida, mas o britânico queria que a sua despedida da Williams fosse em grande, e manteve o comando até à bandeira de xadrez e assim ser algo até aí inédito: ser o primeiro filho de campeão do mundo a vencer o título mundial. Aos 36 anos, Damon Hill concretizava o seu sonho. (...)
Há precisamente quinze anos, Damon Hill conquistava o seu unico título de campeão do mundo. E fazia algo inédito na história: o filho de Graham Hill era também campeão do mundo por mérito próprio, guiando o melhor chassis daquele tempo, desenhado por Adrian Newey. E tinha batido Jacques Villeneuve, um dos melhores "rookies" da história da Formula 1, e também o filho de uma lenda da Formula 1, Gilles Villeneuve. A história deste Grande Prémio é hoje colocada no site Pódium GP.
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