"A Formula 1 chegava à sua etapa final daquela temporada em terras americanas, mas num cenário completamente diferente: Las Vegas. Naquele ano, os proprietários do circuito de Watkins Glen viram-se a braços com cada vez mais problemas financeiros e Bernie Ecclestone decididiu então procurar por outras paragens, e bolsos mais cheios, para colocar o pelotão da Formula 1 nas terras do Tio Sam. Acabou por ir para Las Vegas, mais concretamente... num circuito improvisado no parque de estacionamento do Ceasar's Palace, um dos maiores casinos da cidade.
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Contudo, o circuito tinha um problema: os pilotos o iriam fazer contra o sentido dos ponteiros do relógio, algo do qual estavam pouco habituados. E isso se viu ao longo das sessões de treinos, onde o pescoço de alguns pilotos se ressentiu. E um deles era o de Nelson Piquet, que iria ficar assim ao longo de todo o final de semana, e era fonte de preocupação na Brabham.
Isso porque os Williams, seus maiores rivais, tinham monopolizado a primeira fila da grelha, com Carlos Reutemann no primeiro posto, seguido por Alan Jones, que iria fazer provavelmente a sua última corrida da sua carreira na Formula 1. Na segunda fila estava o Ferrari de Gilles Villeneuve, seguido pelo Brabham de Nelson Piquet. O francês Alain Prost era o quinto a partir, seguido pelo McLaren de John Watson, pelo Ligier-Matra de Patrick Tambay, pelo Alfa Romeo de Bruno Giacomelli e a fechar o "top ten", o Lotus de Nigel Mansell e o segundo Alfa Romeo de Mário Andretti, que provavelmente se preparava para voltar aos Estados Unidos e à CART.
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Com o ator - e fanático pelas corridas - Paul Newman como diretor de corrida, e perante mais de 50 mil espectadores naquele sábado á tarde, a corrida começou com Jones a saltar para a frente da corrida, decidido a não ajudar o seu companheiro Reutemann a vencer o campeonato. Para piorar as coisas, o argentino largara tão mal que no final da primeira volta iria perder três lugares para Villeneuve, Prost e Giacomelli. E tinha Nelson Piquet mesmo atrás de si. (...)"
Há precisamente trinta anos, num circuito improvisado no parque de estacionamento de um dos maiores casinos de Las Vegas, Nelson Piquet conquistava o seu primeiro título mundial de Formula 1, sete anos depois de Emerson Fittipaldi ter conquistado o seu segundo campeonato do mundo, também nos Estados Unidos, mas num circuito diferente, o de Watkins Glen.
A corrida foi uma prova de resistência para os pilotos, pelo fato de ser feito contra os ponteiros do relógio. E pilotos como Nelson Piquet sofreram com o pescoço ao longo do final de semana, fazendo daquela corrida uma prova de resistência pessoal. Mas também tinha duas costelas fraturadas, algo que muito poucos sabiam. E a Carlos Reutemann, menosprezado na sua equipa, teve ainda que aguentar uma caixa de velocidades sem a quarta marcha e viu o momento surreal em que os membros da sua equipa comemoraram a vitória... do seu companheiro de equipa, não querendo saber que tinham perdido o Mundial de Pilotos.
E isso e muito mais que falo hoje no Pódium GP.
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