No mesmo final de semana em que a DTM teve mais uma etapa do seu campeonato, no circuito de Valencia - e onde Filipe Albuquerque teve o seu melhor resultado de sempre - já se sabe quais serão as três novas máquinas da temporada de 2012. Após muitos anos onde a competição era a dois, fazendo lembrar os V8 Supercars australianos, a temporada do ano qu vêm marcará, acima de tudo, o regresso da BMW à competição, após 20 anos de ausência nesta categoria.
O mais interessante nessas três máquinas é que ao contrário do que acontece agora, onde os carros são berlinas de quatro portas, em 2012 as novas máquinas serão coupés de três portas cada um. Audi A5, Mercedes Classe C e BMW M3 são as máquinas que andarão nas pistas alemãs - e em mais alguns lados da Europa e do mundo. Pensa-se num futuro próximo que a Opel poderá entrar na competição, algo que já fez na década passada, com o modelo Astra.
E com isso, o pelotão terá novos elementos numa grelha que tem agora 16 elementos. Sabe-se que Andy Prilaux e Augusto Farfus farão parte da DTM no ano que vêm, pelo menos na equipa oficial, mas provavelmente mais pilotos aparecerão nessa competição. Poderão acontecer alguns regressos, e também deverá manter o projeto de recrutar pilotos vindos das categorias de acesso. Aliás, a partir de 2012, o vencedor das World Series by Renault terá direito a não só um teste num Formula 1, mas também num teste com um carro da DTM, certamente para captar novos valores para o automobilismo.
E a DTM não vai ficar por aqui. No ano passado, falaram-se de planos para a construção de uma "série americana", no sentido de atrair pilotos, patrocinadores e espectadores desse lado do Atlântico para a nova série. Não se sabe se vai arrancar em 2013 ou mais tarde, mas aparentemente, é algo que os organizadores querem fazer nos próximos anos.
Apesar deste revivalismo para o DTM, não é nada comparado por aquilo que está a passar agora uma das suas séries rivais, o WTCC. Essa competição, organizada pela FIA, está a passar por uma temporada de 2011 onde a Chevrolet domina tudo, com a BMW e a Seat a ficar com as migalhas. Contudo, a partir de 2012 terá um renovado interesse com equipas como a Volvo, Ford e provavelmente, Honda e Lada. Algumas serão entradas oficiais, outras serão oficiosas, mas todas elas terão os novos motores 1.6 Turbo e alargarão o pelotão - que tem entre 16 e 20 carros - para níveis invejáveis.
Acontecerá o mesmo tipo de revivalismo para a DTM?
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