Praticamente uma semana depois da corrida de Mosport, a caravana da formula 1 rumava para sul, nomeadamente para Watkins Glen, no sentido de correr o Grande Prémio dos Estados Unidos, onde a luta a dois, entre Niki Lauda e James Hunt, pelo título mundial estava a aquecer, especialmente depois de Hunt ter conseguido a vitória na corrida canadiana e Lauda, seu arqui-rival, conseguira zero pontos nessa prova. Assim sendo, á chegada das máquinas e pilotos ao "the Glen", oito pontos separavam o britânico da McLaren do austriaco da Ferrari.
Mesmo com uma semana de intervalo, houve modificações no pelotão. Na Wolf-Williams, Chris Amon tinha sido substituido pelo estreante australiano Warwick Brown, enquanto que na Hesketh, Guy Edwards saira de cena para dar lugar ao promissor piloto brasileiro Alex Dias Ribeiro, que dava cartas na Formula 2.
Após as duas sessões de qualificação, a primeira das quais corrida debaixo de intensa chuva - e muito frio, chegando até a nevar na noite de sábado! - James Hunt foi o melhor, seguido pelo Tyrrell de seis rodas pilotado pelo sul-africano Jody Scheckter. A segunda fila era monopólio dos March, com Ronnie Peterson a ser melhor do que o italiano Vittorio Brambilla. Niki Lauda, o rival de Hunt no campeonato, era o quinto, seguido pelo terceiro chassis March pilotado por Hans-Joachim Stuck. Patrick Depailler, no segundo Tyrrell, era o sétimo, seguido pelo Penske de John Watson, e a fechar o "top ten", estavam o Shadow de Tom Pryce e o Brabham de José Carlos Pace.
A mesma sessão de sexta-feira foi marcada por um susto que poderia ter tido consequências graves, mas que terminou com uma graça. Quando a pista começou a secar e os tempos começaram a baixar, o McLaren de James Hunt ia para uma volta rápida, tendo o Tyrrell de Patrick Depailler logo atrás de si. Subitamente, quando uma garrafa de ar comprimido para o seu compressor saiu do carro de Hunt a atingiu o Tyrrell do lado esquerdo, partindo as rodas da frente e obrigando a que o francês trocasse os pneus. No final da sessão, quando o mítico Rob Walker - agora fazendo o papel de jornalista - viu Hunt com um extintor, perguntou: "Foi essa que atingiu o carro de Depailler?". Hunt respondeu: "Não, estamos a guardar essa para domingo, para atirarmos ao carro do Niki!"
O dia da corrida amanheceu com sol e frio, mas mais de cem mil pessoas marcaram presença em Watkins Glen para ver mais um capítulo do duelo entre Lauda e Hunt, cada vez mais de desfecho imprevisível. Na partida, Scheckter foi melhor que Hunt e ficou com a liderança da corrida, seguido de Brambilla, Peterson, Lauda e Depailler. Nas voltas seguintes, o sul-africano abriu uma liderança considerável sobre Hunt, enquanto que na quarta volta, Lauda conseguiu passar Brambilla e ficou com o terceiro posto, atrás de Hunt.
Na 15ª volta, um grande susto: o Ensign de Jacky Ickx perde o controle nos "Esses" e bate forte no guard-rail, partindo o carro em dois. Incrivelmente, o veterano piloto belga sai de lá vivo, magoado nas pernas e tornozelos, mas coxeia o suficiente para chegar até à berma e cair desamparado no chão. Apesar do aparato e dos destroços estarem no meio da pista, a corrida prosseguiu, com os pilotos a terem cuidado com os destroços presentes.
A partir da volta 29, Scheckter começou a ter problemas com a ignição do seu combustivel e Hunt começou lentamente a aproximar-se do Tyrrell de seis rodas. Oitoi voltas mais tarde, na 37ª passagem pela meta, o britânico assumiu por fim a liderança e distanciou-se de Lauda, incapaz de o apanhar. Parecia que Hunt ia ganhar esta corrida, mas na volta 41, Hunt falha uma passagem de caixa e Scheckter aproveita para reassumir o comando da corrida.
Hunt foi atrás do sul-africano e pressionou-o até à volta 46, altura em que conseguiu o que queria, que era reassumir o comando. Quando o fez, distanciou-se de Scheckter o suficiente para que a sua vitória fosse incontestável - fez até a volta mais rápida da corrida - e assim diminuisse a diferença no campeonato do mundo, o suficiente para levar o duelo até ao fim.
No final, Hunt foi o primeiro a levar com a bandeira de xadrez, batendo Scheckter por oito segundos. Lauda conseguiu aguentar a pressão de Jochen Mass para ficar com o terceiro posto e manter as hipóteses do bicampeonato ainda vivas, e isso foi visivel quando tirou o seu capacete e mostrou a sua balaclava suja de sangue. Nos restantes lugares pontuáveis ficaram o segundo McLaren de Mass, o March de Hans-Joachim Stuck e o Penske de John Watson.
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