A três semanas do GP da India, que vai acontecer no próximo dia 30, foi esta tarde confirmado em Nova Delhi que o patrão da force India, Vijay Mallya, vendeu parte da sua propriedade da sua equipa para o conglomerado Sahara, por um valor aproximado de cem milhões de dólares. Esse conglomerado, um dos maiores do subcontinente, adquiriu cerca de 42,5 por cento da equipa, enquanto que Mallya cedeu oito por cento do seu capital, com Michael Mol a ceder 34 dos 42 por cento que tinha até então.
Os rumores sobre esta venda, embora existentes e insistentes, eram pouco conhecidas. Sabia-se em paragens indianas que Mallya estava am maus lençois, especialmente na sua companhia aérea, a Kingfisher Airlines, que estava a passar por maus bocados. Aliás, a sua seção de "low cost" tinha sido encerrada há pouco tempo, depois de acumular prejuizos.
Mallya negou os rumores de que queria vender a equipa praticamente até ao dia anterior a este anuncio. "São rumores totalmente sem fundamento. Tenho muito orgulho em colocar uma equipa indiana na Formula 1 e trabalhei muito duro para melhorar as performances da equipa. Agora que a India está finalmente no calendário da Formula 1, o meu compromisso com a Force India é cada vez maior, e como Diretor de Equipa, continuarei a dirigir a equipa, sem quaisquer planos de saída", afirmava Mallya ainda no inicio deste mês.
Quanto ao novo accionista da empresa, a Sahara, é um conglomerado de negócios dirigida por Subrata Roy, outro dos homens mais ricos da India, e está bastante ativo no desporto, sendo entre outras coisas, patrocinador das camisolas da seleção indiana de cricket, o desporto nacional do pais. Resta saber quais serão os planos que Roy terá na equipa, e também os planos de Mallya para o futuro próximo. Fala-se que isto é apenas "a ponta do icebergue" de um plano maior, com Mallya a sair de cena de forma gradual, e provavelmente até com a mudança de nome em 2013, por exemplo.
Outra coisa que pode acontecer é que os novos proprietários tenham uma abordagem mais nacionalista à Formula 1 e queiram colocar alguns dos pilotos que andam por aí, como Narain Karthikeyan ou Karun Chandhok, do qual Vijay Mallya nunca os viu com bons olhos, especialmente Chandhok, no qual Mallya tem diferendos com o seu pai, que é o presidente da Federação Indiana de Automobilismo. Resta saber que planos terá a Sahara, mas tudo indica que por uns tempos, será apenas um mero patrocinador, para aprender a mexer nas coisas.
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