Começou hoje o Rali da Catalunha, a penultima prova de uma temporada de 2011 que está a ter um final imprevisível, numa luta a três entre Sebastien Löeb, Sebastien Ogier e o ford de Mikko Hirvonen. Numa primeira etapa essencialmente disputada em terra, o comando do rali passou de mãos por diversas vezes, devido a problemas que todos os pilotos tiveram em comum: o pó.
Todos... menos Sebastien Löeb, que aproveitou para imprimir o seu ritmo nas classificativas da manhã, chegando rapidamente à liderança, com o finlandês Jari-Matti Latvala logo atrás. O piloto da ford estava tão "colado a ele" que na primeira classificativa da tarde aproveitou para o passar e ficar com o comando do rali. Mas esta liderança foi por pouco tempo, pois na sexta e última classificativa do dia, um furo num dos pneus do seu Fiesta (em conjugação com o problema da visibilidade) o levaram a perder 46,6 segundos num único troço e a cair para o segundo posto a 30,6 segundos de Löeb, que assim recuperava o comando.
"É incrivelmente difícil pilotar na escuridão com o pó. Primeiro fizemos um pião e, depois, estavam umas pedras gigantescas na estrada e não as consegui evitar. Bati nas pedras e perdi muito tempo. O meu ritmo no asfalto não será suficiente", referiu Latvala, abatido pelo sucedido. Quanto a Löeb, o piloto da Alsácia estava, obviamente, "satisfeito por ter chegado ao fim deste troço".
No terceiro posto está agora Mikko Hirvonen, a 54,2 segundos de Löeb, com este a debater-se igualmente com problemas de visibilidade. A parte da tarde também foi pouco satisfatória para Sébastien Ogier, que também perdeu bastante tempo com um furo no seu Citroën DS3, caindo para a quinta posição. Entretanto, o francês conseguiu já recuperar um lugar, em troca com o Mini de Dani Sordo, que "corre em casa". Este não tem tido uma prova fácil, na medida em que problemas de comunicação com o navegador têm dificultado a prestação neste seu primeiro dia. O seu companheiro de equipa, Kris Meeke, vem logo atrás de Sordo, na sexta posição.
Mads Ostberg (Stobart-Ford), Henning Solberg (Stobart-Ford), Evgueny Novikov (Citroen) e Matthew wilson (Stobart-Ford) fecham o "top ten" deste primeiro dia.
Quanto aos pilotos portugueses, passaram também por muitas dificuldades neste primeiro dia. Armindo Araujo debateu-se com o pó e as más afinações e já perdeu mais de seis minutos para os da frente, andando na 18ª posição da geral. Quanto a Bernardo Sousa, tem andado em bom ritmo, embora tenha perdido tempo na última especial do dia devido a problemas com as luzes adicionais do carro, acabando por descer para o 20º lugar da geral.
"Demorei algum tempo a encontrar ritmo e concentração com a poeira que nos cortava a visão, e acabámos por passar por alguns momentos mais complicados, o que se refletiu no nível de confiança e nos tempos que realizamos. Acabámos por ter sorte pois em nenhuma das saídas ocorreram danos no carro que nos pudessem trazer mais problemas", começou por referir o piloto da Madeira. "Para terminar, agora na última classificativa, fizemos o percurso já de noite e acabamos por ficar sem as luzes adicionais do capot do carro, o que nos fez perder mais algum tempo no final da classificativa, e chegar ao fim sem problemas foi muito complicado", acrescentou.
O rali da Catalunha continua amanhã.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...