(...) Após a II Guerra Mundial, a industria alemã teve de se erguer das cinzas, e a Mercedes-Benz não foi excepção. Situada em Estugarda, uma das cidades mais atingidas pela guerra, somente em 1950 é que pode participar nas competições automobilisticas, e logo com a versão W194, venceu as 24 Horas de Le Mans de 1952, com um dos pilotos que deram nome à marca nos anos 30, Hermann Lang, ao volante. Pouco depois, entraram na Carrera Panamericana com pilotos como Luigi Fagioli, Felice Bonetto (que morreria na edição de 1953) e Juan Manuel Fangio, e acabaram por dominar a difícil corrida mexicana.
Com vitórias em várias frentes, incluindo a Mille Miglia, era de esperar que a Mercedes apostasse na Formula 1. Decidiram nesse sentido em 1954, mas não começaram a correr no inicio da temporada, preferindo seguir a tradição da marca. Quarenta anos antes, tinham vencido o prestigiante Grand Prix de França, a última corrida antes da I Guerra Mundial. Assim sendo, inscreveram três carros para Reims-Guieux, palco do GP de França, e que iriam ser conduzidos por Fangio e os alemães Karl Kling e Hans Hermann. E os carros seguiram a máxima de Julio César: "vini, vedi, vinci". Fangio fez a pole-position e liderou de ponta a ponta, Kling foi segundo a meros 0,1 segundos do argentino e Hermann fez a volta mais rápida. E todos sabiam que ali se abria uma nova era de dominio para os carros alemães. (...)
Um dia depois de encerrada mais uma temporada de Formula 1, onde um chassis dominou toda uma temporada, falo de outro bólido dominador no seu tempo. O Mercedes-Benz W196 foi um dos melhores carros da década de 50 e um simbolo do renascimento alemão após a II Guerra Mundial. Cumprindo a sua tradição, estreou-se no GP de França de 1954, precisamente 40 anos depois de ter conseguido uma das suas vitórias mais épicas. Com Juan Manuel Fangio ao volante, cumpriu a ameaça: venceu na estreia. E a partir dali, foi para um domin io que apenas foi ensombrado pelo grave acidente nas 24 Horas de Le Mans, onde o veterano piloto Pierre Levegh sofreu o seu acidente fatal, matando-se a a mais 80 espectadores.
Podem ler isto e muito mais a partir de hoje, no Portal F1.
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