A Lotus fez no final da semana passada, num kartódroimo de Turim, o "shakedown" do seu modelo Exige de GT com vista para a sua estreia nos ralis em 2012, num número selecto de provas de asfalto. A aparição da marca de Colin Chapman 31 anos depois da aventura da Sumbeam é vista como uma forma de expandir a marca para outras vertentes que a Formula 1 ou a Endurance.
À frente do projeto está o italiano Claudio Berro, antigo navegador de ralis nos anos 80, tendo até vencido o Rali de Sanremo em 1981 a bordo de um... Sumbeam Lotus, tendo como piloto o local Francesco Ormenzzano. Berro, apesar de ainda não revelar todos os pormenores técnicos, afirma que "a beleza do Exige R-GT está no facto de embora ser um verdadeiro carro de competição com múltiplas afinações não é preciso ser um piloto profissional para lhe tirar todo o partido. Por ter sido paralelamente com o carro de estrada, o R-GT beneficiará de um alto desempenho, mas sem deixar de oferecer ao piloto a sensação de diversão e a facilidade de utilização, para além de permitir aos técnicos da Lotus fazer rápidos avanços em matéria de segurança e fiabilidade mecânica".
À frente do projeto está o italiano Claudio Berro, antigo navegador de ralis nos anos 80, tendo até vencido o Rali de Sanremo em 1981 a bordo de um... Sumbeam Lotus, tendo como piloto o local Francesco Ormenzzano. Berro, apesar de ainda não revelar todos os pormenores técnicos, afirma que "a beleza do Exige R-GT está no facto de embora ser um verdadeiro carro de competição com múltiplas afinações não é preciso ser um piloto profissional para lhe tirar todo o partido. Por ter sido paralelamente com o carro de estrada, o R-GT beneficiará de um alto desempenho, mas sem deixar de oferecer ao piloto a sensação de diversão e a facilidade de utilização, para além de permitir aos técnicos da Lotus fazer rápidos avanços em matéria de segurança e fiabilidade mecânica".
De resto, a criação da nova regulamentação para a categoria R-GT marca para Berro "uma oportunidade muito interessante para a Lotus regressar à disciplina, ainda que a nossa abordagem agora seja diferente de quando, há 30 anos, ganhámos o Mundial de Ralis. Mas só a abordagem já que a filosofia é a mesma pois queremos ganhar e o Exige R-GT é como um sonho tornado realidade para os apaixonados por GT's. Para esses, este passará a ser o seu carro!".
Quanto a pilotos, nada se sabe ainda, mas no final da semana passada, o madeirense Bernardo Sousa afirmou que tinha entre mãos uma proposta para ser um dos pilotos oficiais da marca em 2012.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...