Gianpiero Moretti, fundador da MOMO e vencedor das 12 Horas de Sebring e das 24 Horas de Daytona, ambos em 1998, morreu este sábado em Itália aos 68 anos, vítima de cancro no pulmão, do qual já padecia desde há algum tempo.
Um "gentleman-driver" por excelência, apesar de ter começado a correr em rampas aos 16 anos de idade, fundou em 1966 a sua companhia de acessórios de automóveis, que significa as iniciais de "Moretti-Monza". Deu logo nas vistas quando um dos seus volantes foi usado no Ferrari de John Surtees, recém-coroado campeão do mundo. Três anos depois, em 1969, abriu a sua fábrica em Tregagno, na provincia de Verona, e no ano seguinte, começou a dedicar-se mais à competição, primeiro com um Ferrari 512S, e depois, ao longo da década de 80, com outras máquinas, como o Porsche 935 ou o Nissan GTP.
Sempre apaixonado pelas corridas de Endurance, patrocinou muitas equipas na americana IMSA, antes de ajudar a desenvolver o Ferrari 333 SP de Sport-Protótipo, o unico projeto que a marca construiu após a sua retirada da Endurance, em 1973. Aliás, foi a bordo desse carro que conseguiu as suas maiores vitórias na Endurance, as 12 Horas de Sebring e as 24 Horas de Daytona. As três foram conseguidas em 1998, quando Moretti já tinha 54 anos, e ao lado de pilotos como Mauro Baldi, o holandês Arie Luyendyk e o belga Didier Theys. Após estes feitos, decidiu retirar-se da competição.
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