Cruzei-me com esta hoje no Jalopink, e acho a história fabulosa: um "show car" feito por encomenda para um ator de Hollywood. E não era um qualquer, era o James Garner, um dos maiores da sua geração, atualmente com 83 anos e conhecido pelo seu papel de "Pete Aron" no filme "Grand Prix".
Realizado em 1966 por John Frankenheimer, "Grand Prix" rendeu três Óscares nos efeitos especiais, graças às câmaras colocadas nos carros de Formula 1, que anteciparam um pouco os dias de hoje. Mas Garner também ficou famosos pelo seu papel no western "Maverick", uma série televisiva no inicio dos anos 60, e tal como Steve McQueen e Paul Newman, foi outro ator que virou "petrolhead" e se meteu no automobilismo, guiando por algumas vezes, preparando carros na Baja California e até guiou o "pace car" das 500 Milhas por três ocasiões. Mas a história de um carro especial, com quatro lugares - antevendo outros modelos construídos trinta anos mais tarde na Formula 1 e na CART, é provavelmente uma novidade absoluta.
Pete Phelps, que leu a história do "James Garner Special", contactou o site e acrescentou mais uns detalhes à história:
"Como você escreveu no texto, o carro foi construído por volta de 1974. Mike Haas da Concord California era o proprietário e fabricante. Eu o conheci graças às atividades com Hot Rods e o Oakland Roadster Show. Mike construía carros para demonstração e fazia pinturas especiais para rods na época e creio eu que Mike construiu o carro para uma turnê pelo ‘Circuito de apresentações dos EUA’".
"O chassis do carro foi esticado para acomodar os assentos laterais pelo que me lembre. O motor era um Chevy small block. A carroceria era uma obra de arte, com um belo trabalho manual. Depois da montagem (sem a pintura), eu fui chamado para fazer a fiação do carro em sua oficina. Numa das noites, o piloto Bob Bondurant passou por lá para conferir o andamento do carro.
"Mais tarde, Mike contou que o carro foi levado para a Sears Point Raceway em Sonoma (atualmente conhecido como Infineon) onde Bob deu algumas voltas (imagino que sem pisar fundo) depois que os mecânicos ajustaram a suspensão para a pista (Bob Bondurant era o proprietário da pista na época). Acredito que Bondurant foi o elo entre James Garner e Mike Haas, o que resultou no nome de Garner à frente do carro. Quer forma melhor de chamar a atenção para o carro que o ligando a uma celebridade?
Mike me contou uma vez sobre um “teste” do “James Garner Special”. Ele, sua esposa e um outro casal pegaram o carro e saíram com ele, do jeito que você vê nas fotos, por vias locais na cidade e voltaram sem problemas. Ele comentou que apesar da emoção do passeio, ele duvidou que as moças fossem andar novamente no carro. Os pneus aderentes as massacraram com pequenas pedras enquanto estavam nos assentos laterais!
Depois de exposto na região da baía de São Francisco, Mike disse que o carro foi levado para o leste por um caminhão para outras apresentações. Esta foi a última vez em que ouvi a respeito do carro até ler o seu texto. Depois que o projeto foi completado, me enviaram estas fotos de um ensaio profissional feito em Sears Point como lembrança do carro, com Garner e uma adorável (e desconhecida) modelo com trajes de chamar a atenção."
De facto, é uma história fabulosa, que merece ser contada.
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