Desde que na quarta-feira foi apresentado o Delta Wing, o carro desenhado pela Hightcroft Racing e pela All American Racers, de Dan Gurney e com motor Nissan, houve pessoas que andaram a "torcer no nariz" acerca desse carro, e até colocam em dúvida a capacidade deste carro de "fazer curvas". Como o pessoal não está habituado a "pensar fora da caixa", como fez esta gente, é bom dar a palavra a quem sabe disto, como o Ricardo Divila.
No dia seguinte, quando houve pessoal a ver videos do Delta Wing, alguns começaram a perguntar-me se um dos engenheiros da bagaça era ou não o Divila. Alguns amigos dele foram pesquisar, e o Dú Cardim perguntou-me no final do dia, via Twitter, se queria uma mensagem mandada pelo lendário projetista brasileiro, que agora trabalha na Pescarolo, depois de uma passagem pela Nissan. Eu disse que sim, até seria interessante saber o que pensa, se ele trabalhou no projeto.
Divila confirmou o seu envolvimento como consultor e mais alguns pormenores interessantes:
"Olha que vai surprender, e realmente uma evolucao do conceito de um carro de corrida... leve, pequeno, coeficiente aerodinamico menos da metade de um LMP, motor injeccao direta turbo, com um controle eletronico do turbo e injecao que da 310Nm de torque a partir de 3000 rpm e depois nivela a potencia ate as 8000rpm.
Tem DRS, ALF, controle de torque vetorial, uma mega asa inferior, uma serie de tecnologias do 21ro seculo...um pouco inusitado como forma, mas anda muito bem. Tanto eh que a Michelin tambem esta financiando parte do programa e investindo nos pneus especiais baixo arrasto de rolamento e longa durabilidade..."
Pretendemos fazer as 24 horas so trocando tres vezes de pneu... e a ACO ja nos limitou a um tempo de volta de 3'43 segundos, pra nao fazer muita sombra aos LMPs, e um tanque de gasolina limitado a 40 litros, para nao ter vantagem nas paradas de box".
Não sei porquê, mas acho que estamos a ter uma ideia do que vai ser o século XXI automobilistico...
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