Löeb começou bem o rali, vencendo a especial dos Jerónimos, e depois tentando abrir uma vantagem, que no final da SS2 já era de 6,1 segundos. Contudo, na SS3, a de Santa Clara, Löeb bateu numa pedra e capotou, ficando com o carro bastante afetado pelo acidente. "Eles saíram de estrada num ponto em que o troço curvava numa lomba para a direita e o Sebastian virou para a esquerda. A nota era boa, mas ele não seguiu a indicação [do navegador], mesmo antes da lomba a estrada virava um pouco para a esquerda e pensamos que ele estava mais a olhar para a estrada e não seguiu a indicação. O Sébastien disse que o impacto não foi forte. Não sabemos quantas cambalhotas o carro deu, mas deu as suficientes para o carro não recomeçar amanhã", referiu Yves Matton, diretor da Citroen Racing.
Isso tudo ao mesmo tempo em que o espanhol Dani Sordo, com o seu Mini JCW WRC, também abandonava, vítima de problemas elétricos. Com isto, o grande beneficiado eram, obviamente, os Ford, bem como o estónio Ott Tanak, que venceu uma especial e é o quarto classificado, a 15 segundos do líder.
O belga Thierry Neuville, no seu Citroen Junior Team, é agora o quinto da geral, na frente de Mads Ostberg e do russo Evgueny Novikov. A fechar o "top ten" estão Jari Ketomaa, o neozelandês Hayden Paddon, num Skoda Fabia S2000, e o Ford Fiesta do holandês Dennis Kuipers.
Outro piloto que teve uma má noite foi Armindo Araujo. O piloto de Santo Tirso saiu de estrada na segunda especial, quando interpretou mal uma nota no "roadbook" e saiu de estrada, perdendo cinco minutos na geral e caindo para a 22ª posição. “Cometemos um erro numa nota e quando percebi, já não havia muito a fazer. O carro deslizou demasiado e ficamos fora de estrada. Felizmente conseguimos voltar mas perdemos quase cinco minutos nesta especial. Não era este o arranque que queria”, começou por dizer no seu site oficial.
Apesar do objectivo de terminar dentro dos dez primeiros da geral estar aparentemente distante, o piloto de Santo Tirso não pretende baixar os braços: “Vamos andar num ritmo forte e tentar chegar o mais possível ao grupo da frente. Sabemos que não será nada fácil mas muita coisa pode acontecer. O carro não ficou afectado com a saída de estrada e agora é levantar a cabeça e lutar com todas as forças”, concluiu.
O Rali de Portugal prossegue amanhã, com mais seis especiais de classificação, disputados na zona de Tavira.
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