A FIA anda a experimentar há mais de dois anos várias técnicas que façam reforçar a segurança dos pilotos em caso de impacto frontal com objetos voadores, como os que aconteceram a Felipe Massa, na Hungria, e uma semana antes, tinha matado o britânico Henry Surtees, numa prova de Formula 2. Depois de terem colocado vidros em plexiglass resistente para proteger a área frontal, agora libertaram um filme onde se vê um "roll-bar" frontal semelhante ao que existe na parte de trás do piloto.
Teoricamente, esse "roll-bar" seria colocado na parte da frente do carro, de forma a não prejudicar a visão do piloto, como acontece hoje em dia nos aviões, e os testes estão a ser realizados neste momento. "O 'roll-hoop' fez um bom trabalho em afastar a roda da cabeça do piloto", começou por afirmar o conselheiro técnico da FIA, Andy Mellor. "O problema continua a ser em termos de visibilidade para o piloto, porque pode potencialmente prejudicar a sua condução", concluiu.
Apesar dos testes, Mellor afirma que o objectivo não é ainda de implementar tal coisa nos carros de Formula 1 a curto ou a médio prazo: "Ainda não estamos à procura de soluções definitivas. Este tipo de trabalho é meramente exploratório, pois o que queremos é descobrir a biomecânica deste tipo de impactos no sentido de, mais tarde, encontrar soluções para proteger a cabeça dos pilotos neste tipo de impacto", concluiu.
Os resultados destes testes serão depois entregues à direção técnica da FIA, que recomendará depois possiveis soluções.
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