Dois meses depois do inicio da temporada, em Berna, máquinas e pilotos estavam em Spa-Francochamps para a terceira prova do ano, três semanas depois de ter vencido as 500 Milhas de Indianápolis. O numero de inscritos era grande, mas haviam algumas ausências de relevo, como o argentino Juan Manuel Fangio, que sofrera um grave acidente em Monza e iria ficar fora de combate por vários meses.
E para piorar as coisas, o italiano Luigi Fagioli, que no ano anterior tinha vencido o GP de França, numa condução partilhada com Juan Manuel Fangio, tinha morrido, vítima de ferimentos causados por um acidente três semanas antes, numa prova de Sport no Mónaco.
Assim sendo, 22 carros participam na corrida belga, com a Ferrari a inscrever três carros, para Alberto Ascari, Piero Taruffi e Nino Farina, com mais dois carros privados nas mãos de Charles de Tornaco e Louis Rosier. Sem Maseratis nos inscritos, os maiores rivais eram os franceses da Gordini, que tinham dois oficiais para os franceses Robert Manzon e Jean Behra, bem como para o belga Johnny Claes. Dois Simca-Gordini estavam presentes, e ambos pertenciam a privados: o tailandês Bira e o americano Robert O'Brien.
Os ingleses estavam presentes em grande numero. Cinco HWM estavam inscritos, para os britânicos Lance Macklin e Peter Collins, os belgas Roger Laurent e Paul Frére, e o australiano Tony Gaze, um antigo piloto da RAF na II Guerra Mundial. Três Cooper-Bristol estavam presentes, para Mike Hawthorn, Alan Brown e Eric Brandon. Havia também um ERA-Bristol para Stirling Moss, um Frazer-Nash para Ken Wharton, um Aston Buttleworth para Robin Montgomerie-Charrington, e por fim, um Veritas para o belga Arthur Legat.
Na qualificação, o melhor foi Alberto Ascari, três segundos mais rápido do que Nino Farina e nove segundos mais rápido do que Piero Taruffi. Robert Manzon e Jean Behra foram respectivamente quarto e quinto na grelha, seguido do Cooper-Bristol de Mike Hawthorn. Ken Wharton foi o sétimo, seguido do HWM de Paul Frére. A fechar o "top ten" estavam o Cooper-Bristol de Alan Brown e o ERA-Bristol de Stirling Moss.
O dia da corrida começou debaixo de chuva e a pista ainda estava molhada quando se deu o sinal de largada. Taruffi arrancou mal enquanto que Behra, pelo contrário, foi bastante melhor e conseguiu passar os dois pilotos da Ferrari e ficar no primeiro lugar após o final da primeira volta. Entretanto, Moss deu também nas vistas à chuva, mas depois sofreu um despiste e abandonou.
Nas voltas seguintes, ambos os Ferrari passaram Behra, afastando-se dele, enquanto que Taruffi fazia uma corrida de recuperação, chegando-se ao francês na volta 13, ultrapassando-o. Mas pouco depois, na zona de Malmedy, o italiano despista-se e bate em Behra, abandonando ambos. Quem herda o lugar é Robert Manzon, que tinha ultrapassado Mike Hawthorn, que sofria com uma fuga de combustível no seu Cooper.
Até ao final da corrida, Ascari foi capaz de segurar Farina e vencer pela primeira vez na temporada. Robert Manzon deu um pódio à Gordini, enquanto que Hawthorn e o belga Paul Frére, no seu HWM.
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