As coisas parecem estar a definir-se para a temporada de 2013. Toda a gente sabe que a Volkswagen entrará em força, com o Polo R WRC, que será homologado a 1 de janeiro desse ano, e fala-se que a Prodrive poderá estar a caminho de ter o necessário para uma temporada completa, depois dos problemas que teve no inicio do ano, que resultou a que a equipa oficial se transferisse para a equipa WRC Team Portugal, guiado por Armindo Araujo.
Contudo, nos últimos dias, uma grande incógnita surgiu no horizonte, e trata-se da equipa que tem dominado o Mundial de Ralis na última década: a Citroen. Depois de no final da semana passada, o Grupo PSA (Peugeot/Citroen) ter revelado perdas astronómicas de oito mil milhões de euros, a que fizeram com que uma das fábricas em França seja encerrada em 2014, mais dúvidas surgiram nos últimos dias por causa do futuro imediato de Sebastien Löeb. O piloto francês, oito vezes campeão do mundo - e a caminho de um nono título - poderá estar a dias de anunciar a sua retirada dos ralis para se dedicar à Endurance.
O Grupo PSA já tinha decidido no inicio do ano - e de uma forma extraordináriamente inesperada - terminar com a sua aventura na Endurance, através da Peugeot, revelando as dificuldades que estava a ter. Contudo, a sua verdadeira extensão só foi agora revelada e isso já fez com que tudo esteja em dúvida, e no caso da Citroen, falamos do seu bem sucedido programa de ralis. Mas segundo Yves Matton, caso Löeb continue, o programa continuará.“Tudo faremos para o convencer a continuar” disse ao jornal L'Equipe.
Löeb já afirmou que tomou uma decisão relativamente ao seu futuro, mas que só anunciará no inicio de agosto, por alturas do Rali da Finlândia. Ao jornal "Derniéres Nouvelles de L'Alsace", Löeb deu uma pista importante nesse sentido: “A minha filha Valentine quer que eu pare e repete-o muitas vezes mas a vocês não vos digo nada.”, referiu.
E isso é importante porque Löeb e a Citroen estão intimamente ligados, quase como que umbilicalmente. Foi a Citroen que lhe deu a oportunidade de se estrear nos ralis, no final da década de 90, com um Citroen Saxo "kit-car", e foi com eles que se tornou campeão francês de ralis, e depois, lhe deu a oportunidade de correr no Mundial de Ralis em 2001, ainda com o Xsara "Kit-Car" nas provas de asfalto, onde se mostrou perante o mundo. De todas as participações no Mundial de Ralis, só em três provas é que alinhou com outro carro: em 2000, num Toyota Corolla WRC providenciado pela FFSA.
Portanto, caso Löeb decida ir para a Endurance, a Citroen muito provavelmente poderá dizer "adeus" aos ralis em 2013. Mas isso será decidido nos próximos dias.
ola acompanho seu blog ja a um tempo e gosto tanto que criei um link em meu blog para sua pagina. Gostaria q desse uma olhada la quando puder.
ResponderEliminarhttp://blogdoregii.blogspot.com
Abraço
Regii