Uma semana depois de terem corrido em Budapeste, máquinas e pilotos atravessavam a fronteira e iam correr nas bucólicas paragens austríacas, mais precisamente no veloz circuito de Zeltweg. Sem alterações no pelotão, o grande momento nos treinos foi o acidente de Stefan Johansson na primeira sessão, quando um cervo atravessou na frente do seu McLaren, atingindo-o de lado e provocando o despiste. O animal teve morte imediata, enquanto que o sueco saiu do carro com uma fissura numa das suas costelas, mas pôde alinhar na corrida.
No final das duas sessões de qualificação, pelo facto da pista ser veloz, a potência compensava. Os Williams ficaram com o monopólio da primeira fila, com Nelson Piquet a ser melhor do que Nigel Mansell. Na segunda fila estavam o Ferrari de Gerhard Berger e o Benetton de Thierry Boutsen, enquanto que na terceira fila estavam o segundo Benetton de Teo Fabi e o segundo Ferrari de Michele Alboreto. Ayrton Senna era apenas sétimo na grelha, seguido pelo Brabham-BMW de Riccardo Patrese. A fechar o "top ten" estavam o McLaren de Alain Prost e o segundo Brabham-BMW de Andrea de Cesaris.
A partida foi atribulada e demonstrativa do ponto em que a segurança da pista começava a ser demonstrada. Enquanto que Piquet largava bem e Mansell era surpreendido pelo Benetton de Fabi, atrás havia confusão. Martin Brundle perdia o controlo do seu Zakspeed e batia no muro das boxes, e quando o carro ricocheteou para a pista, causando confusão na traseira do pelotão, com o Minardi de Adrian Campos e o Ligier de René Arnoux bateram no carro do britânico. Para evitar esses três carros, os dois Tyrrell de Jonathan Palmer e Philippe Streiff colidiram um com o outro e o segundo Ligier de Piercarlo Ghinzani também sofre danos.
A partida foi imediatamente interrompida e os carros removidos da pista para poderem fazer nova largada. Todos puderam largar de novo e quando isso aconteceu, Piquet partiu melhor de novo, com Mansell a ter um problema e a largar lentamente. Mas mais atrás havia nova confusão: Berger viu Mansell muito lento e travou bruscamente, e Patrese também reagiu da mesma forma, mas bateu no Arrows de Eddie Cheever. Imediatamente a seguir, Johansson bate na traseira de Cheever, enquanto que Brundle bate na traseira do McLaren.
A hecatombe continuou com Ghinzani a travar fundo para não bater e depois ser abalroado pelo Osella de Alex Caffi. Ivan Capelli, no seu March, Philippe Alliot, no seu Lola-Larrousse, o Zakspeed de Christian Danner, o AGS de Pascal Fabre e o Tyrrell de Jonathan Palmer, também acabaram no meio da confusão, causando uma das maiores carambolas da história da Formula 1. A corrida foi interrompida uma segunda vez e os carros removidos para as boxes.
Por incrivel que pareça, quando os carros alinharam para a terceira largada, apenas o Tyrrell de Streiff é que não alinhou, apesar de quatro carros (Brundle, Danner, Fabre e Caffi) largarem das boxes. Pouco depois, o McLaren de Prost recusou-se a funcionar e o francês passou para o carro de reserva, fazendo com que largasse das boxes. E quando os carros partiram para a volta de aquecimento, Alboreto teve de ir às boxes para colocar um volante novo, sendo o sexto a largar das boxes.
Quando o sinal verde foi mostrado, Senna ficou parado na grelha, partindo mais lentamente do que o resto. Felizmente, todos evitaram o Lotus do brasileiro, e Piquet estava na frente de Boutsen, seguido por Berger, Mansell e Fabi. Atrás, Prost, Senna e Alboreto tentavam ganhar lugares entre os pilotos mais lentos.
Na volta cinco, Berger abandonva com um problema com o Turbo, enquanto que na volta 15, Boutsen se atrasava devido a problemas com a caixa de velocidades. Isso fez com que os dois Williams ficassem ainda mais na frente, com Fabi no terceiro posto. O britânico aproximou-se e na volta 21, passa Piquet para ficar com a liderança.
Atrás, os três carros da frente que tiveram problemas na partida - Alboreto, Senna e Prost - já estavam na zona dos pontos, e havia um duelo pelo quarto posto entre o piloto da Ferrari e o da Lotus. Contudo, ambos sofrem uma colisão e têm de ir às boxes, especialmente Senna, que tem de colocar um bico novo. Pouco depois, Alboreto acaba por abandonar, devido a um escape partido.
No final, Mansell vence, à frente de Piquet. Teo Fabi completa o pódio, no terceiro posto, e nos restantes lugares pontuáveis ficavam o segundo Benetton de Thierry Boutsen, o Lotus de Ayrton Senna e o McLaren de Alain Prost. Antes de ir ao pódio, um momento caricato, quando Mansell, no carro da organização, bate com a cabeça na parede devido à baixa altura...
No final, Mansell vence, à frente de Piquet. Teo Fabi completa o pódio, no terceiro posto, e nos restantes lugares pontuáveis ficavam o segundo Benetton de Thierry Boutsen, o Lotus de Ayrton Senna e o McLaren de Alain Prost. Antes de ir ao pódio, um momento caricato, quando Mansell, no carro da organização, bate com a cabeça na parede devido à baixa altura...
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