Duas semanas depois de terem corrido na Alemanha, a Formula 1 estreava-se em paragens holandesas, mais concretamente no circuito de Zandvoort. Um circuito que tinha sido idealizado antes da II Guerra Mundial e que foi concluido após esta. Em contraste com o que tinha acontecido quinze dias antes, com uma grelha totalmente cheia, em paragens holandesas havia uma grelha reduzida, com apenas 18 carros inscritos. Todas as equipas de fabrica estavam presentes, excepto a Maserati.
A Ferrari participava na corrida holandesa com três carros para Alberto Ascari, Giussepe Farina e Luigi Villoresi. Um quarto Ferrari estava inscrito, pela Ecurie Francochamps, para Charles de Tornaco. Na Gordini, também existiam três carros, para Jean Behra, Robert Manzon e Maurice Tritignant. A HVM inscrevia três carros para os britânicos Lance Macklin e Duncan Hamilton, bem como um terceiro carro para o local Dries Van der Lof. Já Ken Wharton alinhava com o Frazer-Nash, enquanto que Mike Hawthorn tinha um Cooper-Bristol nas suas mãos.
Stirling Moss alinhava com um ERA, enquanto que Ken Downing aparecia no unico Connaught inscrito para esta corrida. Por fim, a Escuderia Bandeirantes alinhava com três carros, para os brasileiros Chico Landi, Gino Bianco e o local Jan Flinterman.
Como seria de esperar, na qualificação, os Ferrari levaram a melhor. Alberto Ascari fez a pole-position, na frente de Nino Farina. Surpreendentemente, Mike Hawthorn faz o terceiro tempo com o Cooper-Bristol, na frente de Luigi Villoresi. Maurice Trintignant e Jean Behra ficaram respectivamente com o quinto e o sexto tempo nos seus Gordinis, enquanto que a seguir ficou o Frazer-Nash de Ken Wharton. Robert Manzon foi o oitavo, e a fechar o "top ten" estavam os HVM-Alta de Lance Macklin e Duncan Hamilton.
A corrida começou com os Ferrari de Ascari na frente, com Hawthorn a tentar ir atrás dele. Contudo, nas voltas seguintes, quer Farina, quer Villoresi ultrapassaram o piloto inglês, que se limitou a ficar no quarto lugar, de uma certa forma definindo a classificação final da corrida. à medida que a corrida prosseguia, o ritmo das Ferrari era de tal maneira alto que deram uma volta a todos os carros presentes. Hawthorn tinha ficado com apenas uma volta de atraso face aos Ferrari, pois os Gordini acabaram por ter duas voltas de atraso face aos dominadores carros da Scuderia.
No final, Ascari vencia pela quinta vez consecutiva, seguido por Farina e Villoresi. Hawtorn era o quarto e o Gordini de Robert Manzon fechava os lugares pontuáveis.
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