Admirado por muitos, detestado por outros, o projeto da Delta Wing, feito pela Highroft Racing e pela All American Racers, de Dan Gurney, com o apoio da Nissan, conseguiu hoje uma importante vitória ao ser admitido pela American Le Mans Series na temporada de 2013 como carro na categoria da LMP2.
Sendo um carro cuja fórmula é o de percorrer a mesma distância do que os carros ditos convencionais, mas com metade do combustível, esta noticia pode significar a viabilidade do projeto e a aposta da FIA e da ACO - bem como da American Le Mans Series - nas tecnologias do futuro, no sentido de elaborar alternativas eletricas, híbridas ou de outras propulsões, como o hidrogénio, em provas de Endurance. E isso também significa que à partida, o Delta Wing poderá estar nas 24 Horas de Le Mans de 2013 como um bólide competitivo.
"A autorização de corrida para o Delta Wing foi uma das clausulas que esteve em cima da mesa no acordo de fusão entre a ALMS e a Grand-Am", afirmou Dan Panoz, um dos diretores do projeto. "Falta melhorar os aspectos da segurança e da performance, mas sabemos que a partir de 2014, a nova competição irá ter Protótipos da classe Le Mans, da classe Daytona e um Delta Wing.", concluiu.
O carro vai estar em ação dentro de um mês, em Road Atlanta, no Petit Le Mans, com Lucas Ordoñez e Gunnar Jeannette ao volante.
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