quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O Rali de Portugal regressa às origens

Ainda falta muito para 2014, mas o Automóvel Clube de Portugal (ACP) já está a organizar o calendário para o Rali de Portugal desse ano, e eles acham que essa é a altura ideal para um "regresso às origens", ou seja, passar do Algarve para o Norte do país. Poucos dias depois de se ter anunciado um acordo entre a entidade organizadora e a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital para que o seu concelho possa acolher algumas classificativas, a sua congénere de Fafe já disse que estaria disponível para acolher o rali nesse ano.

Segundo diz a edição online da Autosport portuguesa, apesar de nada estar definido, o ACP anda a consultar várias câmaras municipais na zona no sentido da sua dispoinibilidade, numa espécie de "regresso às origens". A ser verdadeiro, poderão regressar locais como Fafe-Lameirinha, Arganil, Lousã ou Figueiró dos Vinhos, entre outros, numa edição totalmente diferente do que aconteceu nos últimos anos, onde o rali passa pelo Alentejo e Algarve, e onde ainda passará na edição de 2013.

Em suma, é seguir a recomendação da FIA para um regresso dos ralis aos sitios onde foram mais felizes, nos anos 70, 80 e 90. Com o regresso no calendário do Rali de Monte Carlo, e de alterações em outros ralis, como o de Gales, onde se estão a fazer movimentações no sentido de regressarem às classificativas mais clássicas, e o regresso da temível classificativa de Ouninpohja, no rali da Finlândia, seria de esperar que o rali de Portugal também fizesse esse movimento, depois do sucesso de público que foi quando os carros voltaram à classificativa de Fafe-Lameirinha, uma semana antes do rali de Portugal deste ano.

2 comentários:

  1. ...E é o regresso da chuva, e é também o regresso do mau tempo, e é o regresso de Rallys por vezes completamente encharcados e é o regresso a sítios onde foi muito feliz, mas também onde foi muito infeliz, e foram esses sítios que procuram agora que fizeram com que o Rally fosse embora de Portugal.. É só dar tempo ao tempo, até que apareça um "jordano" desta vida como da outra vez, responsável pela segurança FIA em Rallys, fazer um relatório negativo sobre o Rally, e lá se vai o Rally para sítios do Oriente cheios de Petro-Dólares, e nesses sítios não faltam quem queira ter um Rally, como acontece na F1, e em que todos sem excessão reclamam.
    Pois, mas ter o Rally todos os anos ou não tê-lo, prefiro tê-lo, e se o custo para isso é recorrer a partes do país que oferecem melhores condições meteorológicas, então, desculpem-me o comentário, que vá às malvas a "ideia antiga" de Rally, pois o que eu quero mesmo, é ter aqui o Rally no meu país. Bairrismos Norte-Sul, isso, vão dar uma volta ao bilhar grande.
    Ai povo português que não pensa. Quer tudo, e no fim, fica sem nada. E nessas situações digo: é bem feita.

    ResponderEliminar

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...