Três semanas depois de terem corrido em Itália, máquinas e pilotos foram para o circuito de Watkins Glen com o intuito de participar no GP dos Estados Unidos. A grande ausência nesta corrida iria ser a da Ferrari que, sabendo que estava fora da luta pelo título não mandou qualquer dos carros para esta corrida, bem como no final do ano, na corrida que iria ser disputada na África do Sul.
Mas se a Ferrari primava-se pela ausência, o resto das equipas de fábrica estavam presentes: a Lotus tinha Jim Clark e Trevor Taylor, a BRM tinha Graham Hill e Richie Ginther, a Porsche tinha Dan Gurney e Jo Bonnier, a Cooper tinha Bruce McLaren, Tony Maggs, e o local Timmy Mayer, a Lola corria com John Surtees e Roy Salvadori e Jack Brabham regressava com uma nova evolução do seu carro, o BT3.
Havia também o conjunto de pilotos privados, fazendo acrescentar a lista de inscritos para 22. A BRP andava com Innes Ireland, Masten Gregory e outro jovem americano de seu nome Roger Penske, a Rob Walker Racing corria com Maurice Tritignant e outro piloto local, Bob Schroeder, a Ecurie Maasbergen com Carel Godin de Beaufort, e as inscrições privadas de Hap Sharp e de Jim Hall.
A qualfiicação foi uma batalha entre Lotus e BRM, onde o melhor foi Jim Clark, com o BRM de Richie Ginther no segundo lugar. Graham Hill era o terceiro, seguido do Porsche de Dan Gurney. Jack Brabham era o quinto no seu carro, na frente do Cooper de Bruce McLaren. O americano Masten Gregory era o sétimo na grelha, seguido pelo Lotus oficial de Trevor Taylor, e a fechar o "top ten" estavam o segundo Porsche de Jo Bonnier e o segundo Cooper de Tony Maggs.
A corrida não iria contar com dois pilotos: o local Jim Hall, que ficou sem motor depois deste ter explodido durante os treinos, e Roy Salvadori, que ficara sem carro quando John Surtees pediu o seu após este ter ficado inutilizado.
Debaixo de tempo ventoso e com ameaça de chuva, cerca de 40 mil pessoas estavam no circuito para assistir ao Grande Prémio. Na partida, Clark disparou para a frente, seguido por Hill, Ginther, Brabham e Gurney. Cedo, Clark e Hill começaram a ganhar distância sobre o resto da concorrência, enquanto que atrás, Gurney e Ginther tinham o seu duelo pelo terceiro lugar, com esse a ser resolvido quando na 11ª volta, Gurney atrasava-se devido a um pião, quando passou por cima de uma mancha de óleo.
Quando no inicio da 12ª volta os dois primeiros apanham os pilotos da cauda do pelotão, Hill foi mais veloz do que Clark e tentou distanciar-se do escocês da Lotus. Mas sete voltas depois, Clark estava atrás de Hill e conseguiu ultrapassá-lo. Logo depois, fez a volta mais rápida e começou a afastar-se do piloto inglês.
Atrás, Ginther estava no terceiro posto, mas começou pouco depois a ter problemas com a caixa de velocidades, com a caixa a falhar progressivamente as marchas e a cair na classificação. Na volta 35, a corrida acabava de vez. Assim Gurney herdava o terceiro lugar, com McLaren a pressioná-lo. O neozelandês passou o piloto da Porsche na volta 57 e pouco depois, Gurney tem problemas com a potência do seu motor e começou a perder ritmo. Jack Brabham passou-o na volta 69, ficando com o quarto lugar.
No final, Jim Clark acaba por vencer a corrida, com uma diferença de 9,2 segundos sobre Graham Hill. Bruce McLaren foi o terceiro, seguido por Jack Brabham. que conseguia aqui os seus primeiros pontos como construtor. Dan Gurney era o quinto e Masten Gregory fechava os pontos.
A qualfiicação foi uma batalha entre Lotus e BRM, onde o melhor foi Jim Clark, com o BRM de Richie Ginther no segundo lugar. Graham Hill era o terceiro, seguido do Porsche de Dan Gurney. Jack Brabham era o quinto no seu carro, na frente do Cooper de Bruce McLaren. O americano Masten Gregory era o sétimo na grelha, seguido pelo Lotus oficial de Trevor Taylor, e a fechar o "top ten" estavam o segundo Porsche de Jo Bonnier e o segundo Cooper de Tony Maggs.
A corrida não iria contar com dois pilotos: o local Jim Hall, que ficou sem motor depois deste ter explodido durante os treinos, e Roy Salvadori, que ficara sem carro quando John Surtees pediu o seu após este ter ficado inutilizado.
Debaixo de tempo ventoso e com ameaça de chuva, cerca de 40 mil pessoas estavam no circuito para assistir ao Grande Prémio. Na partida, Clark disparou para a frente, seguido por Hill, Ginther, Brabham e Gurney. Cedo, Clark e Hill começaram a ganhar distância sobre o resto da concorrência, enquanto que atrás, Gurney e Ginther tinham o seu duelo pelo terceiro lugar, com esse a ser resolvido quando na 11ª volta, Gurney atrasava-se devido a um pião, quando passou por cima de uma mancha de óleo.
Quando no inicio da 12ª volta os dois primeiros apanham os pilotos da cauda do pelotão, Hill foi mais veloz do que Clark e tentou distanciar-se do escocês da Lotus. Mas sete voltas depois, Clark estava atrás de Hill e conseguiu ultrapassá-lo. Logo depois, fez a volta mais rápida e começou a afastar-se do piloto inglês.
Atrás, Ginther estava no terceiro posto, mas começou pouco depois a ter problemas com a caixa de velocidades, com a caixa a falhar progressivamente as marchas e a cair na classificação. Na volta 35, a corrida acabava de vez. Assim Gurney herdava o terceiro lugar, com McLaren a pressioná-lo. O neozelandês passou o piloto da Porsche na volta 57 e pouco depois, Gurney tem problemas com a potência do seu motor e começou a perder ritmo. Jack Brabham passou-o na volta 69, ficando com o quarto lugar.
No final, Jim Clark acaba por vencer a corrida, com uma diferença de 9,2 segundos sobre Graham Hill. Bruce McLaren foi o terceiro, seguido por Jack Brabham. que conseguia aqui os seus primeiros pontos como construtor. Dan Gurney era o quinto e Masten Gregory fechava os pontos.
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