Foi um dia agitado em paragens alsacianas, com acidentes, feridos e classificativas anuladas devido ao excesso de espectadores. Mas em termos de classificação geral, Sebastien Löeb continua a mandar no rali, numa batalha à distância com Jari-Matti Latvala, com 30 segundos de diferença entre os dois.
O dia começou com Löeb a controlar o andamento de forma a que o seu maior rival, o finlandês Jari-Matti Latvala, não se aproximasse muito dele. Apesar de tudo, o finlandês deu o seu melhor, que chegou a resultar num ligeiro despiste na última classificativa da manhã, na primeira passagem por Pays D'Ormont.
No final da manhã, Löeb afirmava: "À partida para a especial tinha uma boa vantagem por isso não comecei de forma agressiva e foi um pouco difícil para mim. A estrada estava constantemente a alternar entre piso seco e húmido e não sabia qual era o nível de aderência. Tive um pouco de dificuldades, mas tenho que forçar o ritmo na próxima especial", observou o francês.
No final da manhã, Löeb afirmava: "À partida para a especial tinha uma boa vantagem por isso não comecei de forma agressiva e foi um pouco difícil para mim. A estrada estava constantemente a alternar entre piso seco e húmido e não sabia qual era o nível de aderência. Tive um pouco de dificuldades, mas tenho que forçar o ritmo na próxima especial", observou o francês.
Foi nessa altura em que aconteceu o incidente que envolveu Nasser Al Attiyah, onde o piloto qatari se despistou, colhendo dos espectadores. Um deles ficou ferido numa perna e outro num braço, sendo levados para o hospital. Attiyah não sofreu ferimentos.
Esse não foi o unico incidente de relevo no Rali de França. Pouco antes, na primeira especial do dia, Petter Solberg perdeu o controlo do seu Ford Fiesta e bateu num poste de eletricidade, derrubando-o, mas não causando feridos. O acidente o colocou fora do rali. Pouco depois, na sua conta do Facebook, admitiu que o acidente foi devido a erro humano.
"Foi uma manhã muito azarada para mim e para o Chris Patterson [navegador]... Depois de sair de estrada na PEC9, tentei regressar ao asfalto sabendo que nas notas a estrada curvava para a direita a seguir. Mas não conseguia ver nada no meio das vinhas e com as folhas no para-brisas, o que resultou naquilo que podem ver no vídeo", começou por escrever o piloto norueguês.
"O Chris e eu estamos bem e felizmente nenhum espectador ficou lesionado quando fui lançado contra o poste que caiu e soltou cabos elétricos em consequência. É tudo o que tenho a dizer por agora e temos de ver se poderemos regressar amanhã ao abrigo das regras SuperRally..."
Mikko Hirvonen é o terceiro no final deste segundo dia, beneficiando da penalização em 20 segundos por parte de Thierry Neuville, que caiu para o sexto lugar, ultrapassado pelo Adapta Ford de Mads Ostberg e o Mini de Dani Sordo. Evgueny Novikov sofreu um despiste, que o deixou ainda mais isolado no oitavo posto, deixando distanciar um pouco mais o piloto que está na sua frente, o estónio Ott Tanak. O Mini de Chris Atkinson e o Ford de Martin Prokop fecham o "top ten".
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...