Pouco tempos depois da divulgação do video onde se reivindica que Sebastian Vettel ultrapassou um dos Toro Rosso sob bandeiras amarelas, a grande dúvida - e a grande causa do qual os "teoristas da conspiração" se agarravam à ideia de que Vettel cometeu uma ilegalidade que a FIA deixou passar - surgiu uma imagem, esta que coloco no post, que até desmente essa teoria. A imagem, que vi no Twitter do LiteralF1, mostra de forma pouco nítida, um comissário de pista a agitar uma bandeira verde no inicio da Reta Oposta, dando sinal aos pilotos para efetuarem as manobras ultrapassagem que fossem necessárias.
A imagem é do inicio da corrida, logo, muito tempo antes da ultrapassagem que ele fez a Kamui Kobayashi, por exemplo. E essa mesma ultrapassagem foi na Curva do Café, bem distante da Reta Oposta, que é onde está esta bandeira verde.
Assim sendo, para além dos esclarecimentos de que as ultrapassagens em situação de piso escorregadio - logo, sinal amarelo e vermelho - são legais, a ideia de que houve uma grande operação de encobrimento por parte da FIA cai por terra. Os que viram a corrida no sofá, que julgam que viram melhor do que os que estiveram na pista ou na torre de comando do circuito, nem sempre têm razão nas suas reivindicações. E aqui, claramente, não têm.
Mas esta discussão foi boa, pois podemos ver que a FIA, numa situação limite como esta, conseguiu agir sempre bem e tem sempre uma visão das coisas. E também serve para dizer que a Formula 1 não é o futebol, onde os videos muitas das vezes desmentem as ações dos árbitros em campo. Ao contrário do "desporto-rei", os comissários de pista tem tempo para analisar as imagens e podem tomar decisões mesmo após a corrida. Mas parece que convêm a certas pessoas esquecer essa parte...
As dúvidas não são desmontadas com esta foto. Efectivamente na volta 3 a bandeira amarela é trocada pela verde neste ponto. Essa troca é visível nas imagens da tv. Só que quem o Vettel ultrapassa aqui é o Marussia do Charles Pic, logo as dúvidas persistem!
ResponderEliminarPedro Reis - Porto Portugal
Mas o que se fala em particular é a ultrapassagem ao Toro Rosso do Jean-Eric Vergne. E mesmo aí, há pessoas nos comentários desse video que juram que o Vettel devolveu a posição mais adiante.
ResponderEliminarPortanto, a acontecer uma ultrapassagem em bandeiras amarelas, mesmo que ela tenha acontecido, deve ter sido avisado para devolver a posição, e ele deve ter feito isso.
A FIA deve saber melhor do que todos nós o que se passou ali, e ao contrário do futebol, tem tempo de sobra para analisar as imagens, tanto mais que já penalizou, por mais do que uma vez, pilotos após a corrida em mais de vinte segundos.
Este chororô de ferrarista é uma droga, querem tirar no tapetão o que Vettel ganhou na pista.
ResponderEliminar