O segundo dia do Rali da Catalunha, agora a ser disputado em asfalto, trouxe ao de cima o melhor de Sebastien Löeb, que facilmente apanhou Mads Ostberg - apesar deste se ter despistado - e começou a se afastar da concorrência. Mas o começo não foi fácil para o piloto francês, num rali onde a chuva ainda marca presença.
As coisas começaram com Jari-Matti Latvala a partir para o ataque, quando venceu o primeiro troço do dia, conseguindo bater até Sebastien Löeb e aproximando-se do segundo lugar da geral, enquanto que Ostberg começava a perder alguma da liderança para o piloto francês, que tinha sido segundo na classificativa. Ameaçado, o norueguês tentou reagir, mas na oitava classificativa, sob piso molhado, despistou-se e perdeu quase 45 segundos, deixando que o piloto francês chegasse à liderança.
“Tivemos a informação que a estrada estava seca em metade da sua extensão, mas a verdade é que essa informação se revelou errada. Colocámos pneus duros, e não foi preciso muito para sairmos de estrada, onde perdemos mais ou menos 40 segundos. Ainda por cima voltámos a bater numa barreira. Foi difícil e estou muito desapontado” disse Ostberg, depois da classificativa, aos microfones do World Rally Radio. Com isto, o noruguês caiu para o terceiro lugar.
A partir daqui, Löeb começou a afastar-se da concorrência, abrindo paulatinamente uma vantagem que Latvala tentava diminuir, mas sem sucesso. Com o passar do tempo, e com as classificativas da tarde, o francês conseguia ser suficientemente hábil para evitar as armadilhas e se consolidar na liderança. Jari-Matti Latvala era o segundo, e no final do dia a sua desvantagem era de 27 segundos sobre Löeb.
Atrás, Mads Ostberg perdia segundos atrás de segundos, devido a problemas ainda não diagnosticados no carro, no qual o norueguês suspeita ser devido a alguma peça do carro partida. “Não sei o que se passou, o carro está inguiável, ando mais de lado que para a frente”, referiu. Por causa desses problemas, Ostberg caiu para o quinto posto, sendo passado por Mikko Hirvonen e pelo estónio Ott Tanak.
Distante dos cinco primeiros, mas a fazer um grande rali, está o holandês Hans Weijs. Com o Citroen DS3 WRC que normalmente é pilotado por Nasser Al Attiyah, é um surpreendente sexto classificado, aproventando bem a hecatombe no meio do pelotão e não comentendo erros para estar nesse lugar, apesar de estar a nove minutos do primeiro classificado. Weijs roda isolado, pois o sétimo classificado, o irlandês Craig Breen, está com doze minutos de desvantagem sobre Loeb e três sobre Weijs, no seu Ford Fiesta S2000, agora que Sebastien Ogier se atrasou.
Nos restantes lugares pontuáveis, estão o russo Evgueny Novikov, que voltou à estrada em modo "Superrally", o finlandês Jarkko Nikara e o sueco Per-Gunnar Andersson, no seu Proton S2000. O rali da Catalunha termina amanhã.
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