A cada dia que passa em Monte Carlo, mais parece que Sebastien Löeb está a caminho de mais uma vitória no mítico rali monegasco. Para além de ampliar a vantagem sobre a concorrência, nomeadamente sobre o Volkswagen de Sebastien Ogier, o francês de 38 anos está a ganhar em várias classificativas, a última das quais no mítico Sisteron.
O dia de hoje começou em St. Jean en Royans, debaixo de muita neve e 13 graus... negativos. Isso não intimidou Löeb, que partiu para a estrada e acabaou com o melhor tempo da tirada, 1,5 segundo mais veloz do que Sebastien Ogier, no seu Volkswagen Polo R WRC. O norueguês Mads Ostberg foi o terceiro, no seu Ford Fiesta, enquanto que Dani Sordo fez um pião e perdeu tempo para Evgueny Novikov.
"Incrível. Foi o melhor troço até agora. 20 km de completamente brancos, sol e neve. Eu não estou numa situação em que precise de forçar muito e por isso tive cuidado", explicou Löeb no final dessa tirada. Ogier respondeu afirmando que queria fazer a especial com cautela: "Não foi fácil, porque esta é a minha primeira vez no Rali de Monte Carlo com um WRC. Preferi ser seguro do que mais rápido ", disse.
Pela tarde, foi a vez de Ostberg ser o melhor, conseguindo bater o seu companheiro de equipa, Evgueny Novikov. No final da etapa, apesar de estar contente com o resultado, não deixou de falar sobre as condições atmosféricas na altura: “O troço estava muito sujo e apanhei um susto porque nas notas tinha que estava seco, mas afinal havia muita terra na estrada. Apesar de tudo, encontrei um bom ritmo e o set up do carro funcionou muito bem”.
A mesma coisa falou o piloto russo: “Foi tudo muito difícil. Estava muito escorregadio e algumas zonas era muito estreitas, mas tudo correu bem e agora irei montar dois pneus de neve à frente para o próximo troço”.
No final do dia, efetuou-se a passagem por Sisteron, uma das classificativas míticas de Monte Carlo, a par do Col de Turini. Começando de uma altitude baixa, termina a subir e com as condições a mudarem constantemente, para uma de neve e gelo, tornando bastante dificeis as coisas aos pilotos e aos carros. Aí, Sebastien Löeb demonstrou que continua a ser o melhor, alargando a sua vantagem sobre Sebastien Ogier, enquanto que Mikko Hirvonen fez o terceiro melhor tempo, no segundo Citroen.
No final do dia, Löeb aumenta a sua vantagem para um minuto e 47 segundos sobre Sebastien Ogier, com Evgueny Novikov a ser agora o terceiro classificado, a três minutos e 19 segundos de Löeb, mas com Dani Sordo bem colado a ele: apenas dois segundos separam ambos os pilotos.
Já bem distantes encontram-se Jari-Matti Latvala e Mikko Hirvonen. O finlandês da Volkswagen encontra-se a 4:04 minutos dos lideres e parece não estar a adaptar-se bem às classificativas monegascas. O seu compatriota da Citroen está mais atrasado na luta, estando agora a 4:19 minutos, mas ele andou a tarde toda com dificuldades nos travões do seu carro, daí ter perdido o lugar para Latvala.
Juho Hanninen é o sétimo, um pouco mais distante dos seus compatriotas, enquanto que Mads Ostberg é o oitavo. Bryan Bouffier e Martin Prokop fecham o "top ten".
O rali de Monte Carlo prossegue amanhã.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...