Logo pela manhã desta terça-feira, em Jerez, o Marussia MR02 apresentou-se discretamente ao mundo, sem patrocinadores e apenas com Max Chilton confirmado pela equipa, o que causou alguma estranheza em algumas pessoas, pois estão convencidas de que o brasileiro Luiz Razia será o segundo piloto de equipa na temporada de 2013.
A grande novidade do carro é o facto de este ter um sistema KERS pela primeira vez na sua existência, bem como a existência de um leve degrau no bico, graças à ajuda de Pat Symmonds, um sinal de que é um carro desenhado de modo convencional e não gerado por computador, como os carros desenhados anteriormente por Nick Wirth.
John Booth, diretor da equipa, falou com otimismo sobre o novo carro anglo-russo. “Embarcamos para o primeiro teste da pré-temporada de 2013 muito otimistas quanto ao nosso novo carro, o MR02, que está à frente desse nosso próximo importante capítulo no desenvolvimento da Marussia. Embora tenhamos experimentado mudanças durante o inverno, a área de estabilidade que desfrutamos é o mais importante para o nosso progresso daqui em diante, tendo o design do nosso carro liderado pelo nosso diretor-técnico Pat Symonds.”, começou por afirmar.
“Os passos que demos na segunda metade da última temporada nos deram a confiança, não apenas de lutar pelo décimo lugar no Mundial dos Construtores, mas para nos sentirmos encorajados nos rumos gerais do design, que foi a base para o nosso carro que estamos apresentando aqui em Jerez hoje”, explicou.
“Os passos que demos na segunda metade da última temporada nos deram a confiança, não apenas de lutar pelo décimo lugar no Mundial dos Construtores, mas para nos sentirmos encorajados nos rumos gerais do design, que foi a base para o nosso carro que estamos apresentando aqui em Jerez hoje”, explicou.
Quanto ao facto de até agora a equipa não ter tido o sistema de recuperação de energia, mais conhecido como KERS, Booth justificou afirmando ter sido uma opção estratégica: “Estamos confiantes de que o MR02 é um produto de evolução em relação ao pacote da temporada passada, integrando o novo KERS. Por muitas vezes, durante 2012, não obstante os passos importantes que demos em outras áreas do nosso desenvolvimento, o KERS - ou a falta dele - foi decisivo para determinar nossa posição em relação aos nossos competidores. O KERS foi, entretanto, uma omissão estratégica do nosso pacote até agora", justificou.
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