Duas semanas depois da vitória de
Emerson Fittipaldi em terras argentinas, existia uma alta expectativa em terras
brasileiras sobre a sua primeira performance de sempre em casa, no veloz e
desafiante autódromo de Interlagos. Construído 33 anos antes, em 1940, tinha
surpreendido quem tinha vindo aqui pela sua rapidez e complexidade, sendo
considerado um dos circuitos mais completos do calendário. E com Emerson
Fittipaldi, o campeão do mundo, como cabeça de cartaz, havia a garantia de que
a casa estaria cheia.
Em termos de lista de inscritos,
a diferença em relação à Argentina era que havia mais um carro inscrito. Essa
novidade iria ser a Surtees ceder mais um carro para o piloto local Luiz
Pereira Bueno, o “Peroba”, altamente experimentado naquele circuito e que tinha
também participado na corrida do ano anterior, num March.
A Lotus tinha passado os dias
anteriores a testar em Interlagos para se adaptar à pista e o resultado foi que
eles monopolizaram a primeira linha da grelha de partida. Mas o melhor foi…
Ronnie Peterson, que fazia aqui a sua primeira "pole-position" da sua carreira. Fittipaldi foi o segundo, enquanto que na segunda fila ficaram
o Ferrari de Jacky Ickx e o BRM de Clay Regazzoni. Dennis Hulme era o quinto,
seguido do Surtees de José Carlos Pace. Carlos Reutemann foi o sétimo, seguido
pelo Tyrrell de Jackie Stewart. O “top ten” ficava em família: o segundo
Tyrrell de Francois Cevért era o nono seguido pelo segundo BRM de Jean-Pierre
Beltoise… o seu cunhado.
O dia 11 de fevereiro de 1973
esteve bem quente, com imenso calor na zona de São Paulo e o autódromo cheio de
pessoas que queriam torcer pelos pilotos locais. E estes corresponderam logo no
arranque, quando Fittipaldi sai bem e Pace consegue chegar à primeira curva no
segundo lugar, superando Peterson, que cai para quarto, pois Stewart também
partira melhor. Pace aguentou o Surtees até ao inicio da segunda volta, quando
foi passado por Stewart, e logo depois, na terceira volta, Peterson o passou na
reta da meta.
A seguir, Peterson foi atrás de
Stewart para tentar ver se chegava ao segundo lugar, mas o duelo terminou na
sexta volta quando uma das rodas do seu Lotus se soltou e ele embateu nos rails
de proteção, sem causar ferimentos.
Pace herdou o terceiro lugar mas
pouco depois é ultrapassado pelo Ferrari de Jacky Ickx. Mais atrás, Dennis
Hulme tentava ganhar lugares atrás de lugares, e na volta 12, passa Beltoise e Pace, atacava Ickx e
conseguia ficar com o terceiro posto, três voltas mais tarde. Pouco depois,
Ickx sofre um furo e tem de ir ás boxes para trocar de pneus, fazendo com que
Beltoise herdasse o quarto posto. Parecia que o francês iria acabar nesse
lugar, mas na volta 23, um problema elétrico o fez encostar à berma.
Com isso, o quarto posto ficou
nas mãos de outro BRM, o de Clay Regazzoni, e parecia que tudo iria acabar bem,
mas perto do fim, o suíço teve problemas com o seu carro e teve de ir às boxes
para resolver o problema.
Na frente, Emerson Fittipaldi liderava sem ser incomodado por Jackie
Stewart e no final das 40 voltas à pista de Interlagos, o brasileiro levava a
melhor sobre o escocês da Tyrrell. Dennis Hulme completava o pódio, os únicos
que tinham completado na mesma volta do vencedor. Nos restantes lugares
pontuáveis ficaram os Ferrari de Arturo Merzário e de Jacky Ickx e o BRM de
Clay Regazzoni.
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