O rumor existe há algumas semanas, pelo menos quem lê frequentemente o blog do bem informado - e meu xará - Humberto Corradi. Mas esta segunda-feira, quando a Renault mostrou o seu novo carro, um dos responsáveis, Jean-Michel Jalinier, deixou escapar que espera o aparecimento de mais fabricantes de motores para a Formula 1 em 2014: "É por isso que achamos que o número dos nossos clientes vai cair no futuro, porque há mais concorrência", referiu, citado pelo site alemão Motorsport-total.com.
E quem seria esse novo construtor? Em principio, seria a japonesa Honda. Esta quarta-feira fala-se que Gilles Simon estará a ajudar a desenvolver um motor V6 Turbo, ele que desenvolveu inicialmente um motor com Craig Pollock através da PURE, mas cujo desenvolvimento se congelou em meados de 2012, quando eles não conseguiram atrair nenhum interessado em ter o motor.
A marca japonesa, como se sabe, abandonou a Formula 1 "com o rabo entre as pernas" no final de 2008, quando a crise financeira se instalou com toda a força. Nada se fala de um eventual regresso, mas as marcas japoneses estão a regressar aos poucos ao automobilismo. A Toyota está envolvida na Endurance e a Nissan anunciou esta semana a mesma coisa, também na Endurance, mas com um projeto mais ousado, no sentido de ter um carro elétrico, através da sua preparadora, a NISMO.
Nada garante que a Honda poderá ter aproveitado o projeto da PURE para acelerar o seu proprio projeto de motor Turbo. Se assim acontecer, poderá fazer com que a equipa entre em ação... já em 2014. Impossivel ou inexequível? Basta pensar que a associação entre a McLaren e a Mercedes irá, em teoria, terminar no final de 2013... e o regresso de uma parceria que deu um estrondoso sucesso entre 1988 e 1992 decerto seria bem vista por muitos fãs.
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